A ofensiva tecnológica do Vietname: abrindo caminho para o crescimento até 2045!
O Vietname planeia tecnologias estratégicas para um novo modelo de crescimento até 2045, enquanto a Alemanha promove ecossistemas de inovação.
A ofensiva tecnológica do Vietname: abrindo caminho para o crescimento até 2045!
O Vietname tem planos ambiciosos para o seu futuro económico, estabelecendo um novo modelo de crescimento para o período de 2026 a 2030 e uma visão de longo prazo até 2045. Alto Vietnã.vn Os desenvolvimentos tecnológicos estratégicos são cruciais para esta transição, a fim de aumentar a eficiência e a força inovadora do país. Os especialistas sublinham a necessidade de melhorar a posição do Vietname na cadeia de valor global.
Para atingir estes objetivos ambiciosos, os especialistas identificam várias medidas necessárias. Isto inclui a identificação de áreas tecnológicas prioritárias, a melhoria das condições do quadro institucional, a promoção de investimentos direcionados e a criação de um ambiente favorável para empresas inovadoras. Fatores de apoio importantes incluem a expansão da infraestrutura tecnológica, o aumento da capacidade de investigação e a melhoria dos mecanismos de financiamento.
Campos tecnológicos estratégicos e suporte
Le Xuan Sang destaca que as tecnologias estratégicas ajudam a superar os motores tradicionais de crescimento e a reorientar a economia para áreas inovadoras, como a inteligência artificial, a biotecnologia, as energias renováveis e os novos materiais. O Dr. Huynh Quyet Thang apela ao desenvolvimento abrangente e focado destas tecnologias estratégicas. É essencial um ecossistema de inovação que funcione bem, com um quadro jurídico claro, mecanismos de financiamento estáveis e uma forte formação e investigação.
Para implementar estas ideias, os especialistas sugerem programas nacionais de formação e investigação. A criação de uma rede de laboratórios-chave e grandes centros de dados visa promover a autonomia dos institutos de investigação, universidades e empresas para melhorar a comercialização dos resultados da investigação. Além disso, incentiva-se o desenvolvimento de uma lei tecnológica estratégica para facilitar a coordenação das atividades de investigação e aplicação.
Reformas institucionais e promoção da inovação
O Dr. Nguyen Ba Hung enfatiza que são necessárias reformas institucionais urgentes no sector tecnológico para criar um ambiente competitivo. O objetivo é reduzir as intervenções administrativas, bem como garantir leis transparentes e estáveis, especialmente em áreas emergentes como a economia digital e a inteligência artificial. Tran Tho Dat adverte que o atual modelo de crescimento está a ficar sem espaço e apela a uma mudança completa para um modelo baseado na inovação que coloque a ciência e a tecnologia no seu centro.
Existem esforços semelhantes a este na Alemanha Ministério Federal de Pesquisa relatado. A necessidade de transferir resultados científicos para aplicações práticas é aqui reconhecida, a fim de enfrentar os desafios atuais e fortalecer a localização empresarial. Redes fortes entre a ciência, as empresas, a administração e a sociedade civil são cruciais para o sucesso dos ecossistemas de inovação.
Ecossistemas de inovação na Alemanha
O Ministério Federal de Pesquisa promove a formação dessas redes por meio de diversos programas abertos à tecnologia e aos temas. Uma tradição de cluster regional e de apoio em rede na Alemanha contribuiu para a formação de parcerias duradouras. Como parte do programa “Clusters4Future”, 14 redes em áreas de inovação que desenvolvem produtos e modelos de negócios prontos para o mercado foram apoiadas desde 2019.
Por exemplo, o futuro cluster Ocean Technology Campus Rostock concentra-se em tecnologias oceânicas sustentáveis, enquanto o campus de investigação “STIMULATE” em Magdeburg desenvolve medicina minimamente invasiva. Estes clusters de inovação mostram quão eficazmente as redes podem enfrentar os desafios sociais e económicos através de uma colaboração estreita entre especialistas de diversas disciplinas.