Völklingen na crise financeira: investimentos apesar de um défice de 23,5 milhões!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Orçamento de Völklingen para 2025: Apesar dos défices, a cidade está a planear 36 milhões de euros para escolas, creches e investimentos em infraestruturas.

Völklingen na crise financeira: investimentos apesar de um défice de 23,5 milhões!

Apesar de um défice orçamental alarmante de cerca de 23,5 milhões de euros, a cidade de Völklingen está a planear investimentos abrangentes, totalizando 36 milhões de euros. O orçamento pode ser aprovado porque uma alteração na lei do Pacto do Sarre permite um défice maior se for equilibrado dentro de cinco anos. Este regulamento dá à cidade uma certa margem de manobra para avançar com projetos urgentemente necessários. O prefeito Stephan Tautz está otimista de que Völklingen possa receber apoio do estado para estabilizar a situação financeira.

Os actuais problemas financeiros são graves: as receitas do imposto predial B diminuíram 1,3 milhões de euros, enquanto as receitas do imposto comercial diminuíram até 4 milhões de euros. O que desempenha um papel aqui é que Völklingen faz parte de sete municípios do Sarre que sofreram perdas significativas de rendimentos como resultado da reforma do imposto sobre a propriedade. Para equilibrar o orçamento, são necessários 22 milhões de euros adicionais em empréstimos de liquidez para manter as operações quotidianas.

Investimentos e custos crescentes

A cidade está a planear investimentos concretos para o futuro: estão previstos 12,5 milhões de euros para a construção de uma escola primária e 1,7 milhões de euros para serem investidos na construção de uma nova creche. Além disso, estão destinados 2,1 milhões de euros a um conceito de trânsito na escola e creche e 3,4 milhões de euros à renovação da piscina interior. Estes projetos são financiados em grande parte através de empréstimos, sendo 19 milhões de euros provenientes desta fonte.

Os custos com pessoal em Völklingen aumentaram 4,2 milhões de euros, o que coloca uma pressão adicional sobre a situação financeira. Os custos com materiais e serviços também aumentaram 1,1 milhões de euros. Estes factores contribuem para o desafio de criar um orçamento sustentável e equilibrado. A Câmara Municipal aprovou o orçamento, que inclui um orçamento final e um orçamento financeiro, com 54 votos a favor. No entanto, também houve vozes críticas, incluindo Denise Baldauf do FDP, que rejeitou o orçamento devido às despesas planeadas para a compra da Nature Friends House.

Críticas e perspectivas futuras

As vozes críticas no conselho municipal enfatizam que o orçamento parece um “matagrama de números” e carece de informações claras que afetem as áreas individuais. Manfred Becker, dos Eleitores Livres, descreveu o orçamento como “tabaco forte” e Jürgen Schneider, do SPD, expressou preocupação com as finanças confusas. No entanto, os grupos políticos e a administração concordam que as cidades e municípios do Sarre estão subfinanciados e que os governos federal e estadual precisam de repensar a sua abordagem.

Embora o governo federal planeie disponibilizar 1,2 mil milhões de euros para mudanças estruturais municipais, que visam aliviar as dificuldades financeiras dos municípios, o resultado direto continua por ver. O futuro de Völklingen depende crucialmente da implementação das medidas planeadas e do apoio financeiro necessário. O orçamento não é, portanto, apenas um documento do status quo financeiro, mas uma referência para o desenvolvimento da cidade nos próximos anos.