Cuidado! Aviso BSW: O armamento põe em perigo os benefícios sociais na Saxônia!
A aliança Sahra Wagenknecht alerta para cortes sociais devido ao aumento dos gastos militares e apela a investimentos na educação e cuidados.
Cuidado! Aviso BSW: O armamento põe em perigo os benefícios sociais na Saxônia!
A Sahra Wagenknecht Alliance (BSW) falou alto na Saxônia Jornal do sul da Alemanha tomou posição contra o aumento dos gastos militares. O partido, que se considera um movimento pela paz, vê o perigo iminente de que investimentos maciços em armas conduzam inevitavelmente a uma redução nos serviços sociais. Sabine Zimmermann, a chefe saxónica do BSW, critica particularmente os novos planos do Chanceler Friedrich Merz (CDU), que declarou no Bundesrat que a era do “dividendo da paz” era uma coisa do passado, tendo em conta a guerra de agressão russa contra a Ucrânia.
Zimmermann interpreta as declarações de Merz como uma reestruturação hipócrita do Estado-Providência e expressa sérias preocupações sobre as consequências. Na sua opinião, investimentos extensivos em armas poderiam levar a cortes significativos nas pensões, nos cuidados e na educação. Em vez disso, o BSW apela a uma redistribuição de fundos para investimentos sensatos em áreas essenciais, como creches, escolas e infra-estruturas gerais na Saxónia.
Os números sombrios do rearmamento
Estas preocupações são apoiadas por um breve estudo realizado pelo Centro de Informação sobre Militarização (IMI), que mostra como os gastos militares aumentaram drasticamente na Alemanha. Alto Futuro de trabalho, o orçamento militar da República Federal aumentou de 32,5 mil milhões de euros em 2014 para 50,4 mil milhões de euros em 2022. Estão previstas para 2024 despesas militares num total de 90,6 mil milhões de euros, que consistem no orçamento de defesa de 50,95 mil milhões de euros, bem como fundos adicionais para o fundo especial e critérios da OTAN.
Particularmente alarmante é a possível suspensão prevista do freio à dívida em Março de 2025, o que poderá levar a um aumento das despesas militares até 3,5% do produto interno bruto, que ronda os 150 mil milhões de euros. Isto representaria mais de 30% de todo o orçamento federal em 2024 e poderia levar a cortes sociais drásticos no futuro.
Apelo à política
Tendo em conta estes números e desenvolvimentos, não é surpreendente que Sabine Zimmermann e a aliança Sahra Wagenknecht apelem à liderança política nas suas exigências de repensar. Zimmermann sublinha que o encargo financeiro do rearmamento não deve ser transferido para as gerações futuras. O BSW está veementemente empenhado numa distribuição mais justa de recursos e num retorno aos investimentos sociais, a fim de garantir a qualidade de vida dos cidadãos na Saxónia e noutros locais.