Por que o ETF MSCI Emerging Markets pode ficar mais forte agora e o que os investidores devem fazer
De acordo com um relatório de www.boerse-online.de, nos últimos 5 anos, o ETF no MSCI World alcançou um retorno médio de 12,8% ao ano, enquanto o ETF no MSCI Emerging Markets apenas alcançou um retorno de 3,68% ao ano durante o mesmo período. No entanto, isto poderá mudar em breve, à medida que o ETF MSCI Emerging Markets poderá estar a ganhar força. Porque é que o ETF MSCI Emerging Markets pode agora tornar-se novamente mais forte Uma das principais razões para a fraqueza anterior do ETF MSCI Emerging Markets foi o grande peso das ações da China. Devido à interferência política do governo chinês, os investidores fugiram...

Por que o ETF MSCI Emerging Markets pode ficar mais forte agora e o que os investidores devem fazer
De acordo com um relatório de www.boerse-online.de,
Nos últimos 5 anos, o ETF MSCI World teve um retorno médio de 12,8% ao ano, enquanto o ETF MSCI Emerging Markets teve um retorno de apenas 3,68% ao ano durante o mesmo período. No entanto, isto poderá mudar em breve, à medida que o ETF MSCI Emerging Markets poderá estar a ganhar força.
Por que o ETF MSCI Emerging Markets agora pode se tornar mais forte novamente
A principal razão para a fraqueza do ETF MSCI Emerging Markets até agora tem sido o seu forte peso nas ações da China. Devido à intervenção política do governo chinês, os investidores fugiram das ações chinesas, pesando no índice. No entanto, o governo chinês anunciou recentemente medidas para apoiar as ações chinesas, fazendo com que o mercado subisse. Isto poderia ter um impacto positivo no ETF MSCI Emerging Markets.
Melhor que o ETF MSCI World?
Existem inúmeros produtos nos Mercados Emergentes MSCI que variam significativamente em custo, método de rastreamento e dividendos. De acordo com o MSCI, o ETF dos mercados emergentes teve um retorno anual de 7,55% desde 2000, superior aos 6,18% do MSCI World no mesmo período. No entanto, recomenda-se continuar a investir no ETF MSCI World, pois produz retornos sólidos. No entanto, se ainda não investiu num ETF nos mercados emergentes, pode diversificar 20 a 30 por cento da sua carteira com este produto. Actualmente, porém, o ETF dos mercados emergentes ainda é visto como significativamente mais arriscado e mais volátil do que o MSCI World.
Assim, os desenvolvimentos atuais na China e a potencial recuperação nos mercados emergentes podem motivar os investidores a considerar o ETF MSCI Emerging Markets. No entanto, isto deve ser sempre feito tendo em conta o risco mais elevado e como parte de uma estratégia de investimento diversificada.
Leia o artigo original em www.boerse-online.de