Por que não há razão para vender ações: o verdadeiro medo dos investidores
Temendo uma recessão, as consequências da guerra, da inflação, etc., cada vez mais investidores querem apertar o botão de venda. Mas talvez tudo isso sejam apenas desculpas? Houve realmente um motivo para vender? Enquanto cada vez mais investidores institucionais e clientes privados lançam as suas ações no mercado, temos de nos perguntar: Será que estes investidores não aprenderam nada? Na verdade, situações de pânico geralmente levavam a vendas no curto prazo, mas no longo prazo eram apenas ruídos estatísticos. São apenas desculpas: não há razão para vender ações. O gráfico seguinte do S&P500 mostra que apesar da guerra, da recessão, da inflação...

Por que não há razão para vender ações: o verdadeiro medo dos investidores
Temendo uma recessão, as consequências da guerra, da inflação, etc., cada vez mais investidores querem apertar o botão de venda. Mas talvez tudo isso sejam apenas desculpas? Houve realmente um motivo para vender?
Enquanto cada vez mais investidores institucionais e clientes privados lançam as suas ações no mercado, temos de nos perguntar: Será que estes investidores não aprenderam nada? Na verdade, situações de pânico geralmente levavam a vendas no curto prazo, mas no longo prazo eram apenas ruídos estatísticos.
![]()
São apenas desculpas: não há razão para vender ações
Por exemplo, o gráfico seguinte do S&P500 mostra que, apesar da guerra, da recessão, da inflação, etc., os mercados bolsistas continuaram a subir no longo prazo:

O S&P500 desde 1957
Assim, existem poucas razões lógicas para vender ações, especialmente porque a maioria dos investidores não consegue entrar no ponto mais baixo e tirar partido dos preços favoráveis.
Na verdade, muitos dos desempenhos dos fundos e dos robo-consultores na crise da Corona mostram um quadro assustador: os especialistas venderam no ponto mais baixo quando a volatilidade era alta e só depois voltaram ao ponto mais alto, o que resultou em perdas massivas para os investidores.
É por isso que os investidores não deveriam vender agora
Vender ações, desde que não dependa do dinheiro, é um ato puramente emocional, pois muitos investidores sentem uma espécie de medo do futuro. Mas não importa quão mau possa parecer, Sir John Templeton disse uma vez: “As quatro palavras mais perigosas no mercado de ações são: Desta vez é diferente”.
Basicamente, enquanto as pessoas lutarem pela prosperidade, a economia crescerá, o que também fará subir os preços do mercado de ações a longo prazo. É claro que uma ou duas empresas que você tem em seu portfólio como ações individuais podem não sobreviver, mas se você investir de longo prazo e amplamente, deverá ter poucos problemas com isso.
Portanto, se ainda estiver interessado em construir riqueza a longo prazo, não há razão para vender durante esta crise.
Leia também:
5 ações cíclicas para comprar agora, de acordo com analistas e gestores de fundos de hedge
Ou:
As ações da BioNTech estão a subir – esta notícia fará com que as ações recuem mais de 100 euros?
De acordo com um relatório de www.boerse-online.de.
Leia o artigo original em www.boerse-online.de