Por que razão os proprietários de fundos de investimento têm de esperar impostos mais elevados em 2024: Os efeitos da taxa fixa antecipada são explicados de forma simples.
Como os fundos de investimento custarão mais em 2024: Mais sobre a taxa fixa antecipada e novos impostos para os poupadores. Tudo o que você precisa saber, aqui! 📈💰 #Fundo de Investimento #Impostos2024 #Taxa Fixa Antecipada

Por que razão os proprietários de fundos de investimento têm de esperar impostos mais elevados em 2024: Os efeitos da taxa fixa antecipada são explicados de forma simples.
Os poupadores terão que pagar em 2024: é por isso que a taxa fixa antecipada foi introduzida
A reforma fiscal de investimento de 2018 exige que os investidores paguem impostos sobre os seus fundos e ETFs. A taxa fixa antecipada é deduzida dos ganhos de capital e aplica-se tanto à distribuição como à acumulação de fundos e ETFs. Esta reforma elimina o tratamento fiscal desigual e significa que o rendimento é tributado anualmente, mesmo sem a venda das ações.
Torna-se caro para os poupadores por causa da taxa básica de juros: é assim que a taxa fixa antecipada é determinada
A taxa fixa antecipada foi introduzida em 2018, mas não foi utilizada devido à taxa básica de juros do Bundesbank, que foi zero por muito tempo. A partir de 2023, a taxa de juro base será de 2,55 por cento, o que significa que os investidores terão agora de pagar montantes de impostos relevantes. A taxa fixa antecipada é calculada com base no valor inicial do fundo multiplicado por uma porcentagem da taxa básica de juros.
Nem sempre é devida uma taxa fixa inicial: os poupadores precisam ter isso em mente
Uma ordem de isenção pode isentar ganhos de capital até 1.000 euros por pessoa e até 2.000 euros por casal. A taxa fixa antecipada não se aplica se as cotas do fundo não apresentarem aumento de valor ou se o lucro anual for inferior à taxa fixa. Os poupadores devem estar sempre atentos à sua situação financeira individual e, se necessário, procurar aconselhamento de especialistas.