Economia em MT: As empresas esperam – o cepticismo e a incerteza permanecem!
Economia em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estagnada. As empresas expressam preocupações sobre investimentos e condições políticas.
Economia em MT: As empresas esperam – o cepticismo e a incerteza permanecem!
A situação económica em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental tem mostrado tendências de estagnação desde o início de 2025. De acordo com um inquérito económico actual realizado pelas Câmaras de Comércio e Indústria (IHK), quase metade das empresas inquiridas relatam uma situação financeira sem problemas. No entanto, cerca de um terço das empresas afirma estar a sofrer um declínio no capital próprio. Além disso, mais de 20 por cento têm dificuldades de liquidez.
A pesquisa, realizada entre 4 e 30 de abril de 2025, abrangeu 818 empresas dos setores industrial, construção, comércio, serviços, transportes e hotelaria. Com uma taxa de resposta de 28%, a pesquisa mostra tendências claras no ambiente corporativo. Apesar da situação financeira estável, muitas empresas não esperam uma melhoria significativa na sua situação empresarial.
Desafios e perspectivas atuais
As expectativas de negócios foram avaliadas como ligeiramente positivas, o que se deve a uma melhoria na situação dos pedidos. Contudo, há mais empresas que planeiam reduzir os seus investimentos do que aumentá-los. As principais ameaças que as empresas enfrentam são o aumento dos custos laborais e os preços elevados da energia e das matérias-primas. Em particular, a incerteza sobre a futura política económica e financeira é motivo de preocupação.
Matthias Belke, presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Schwerin, explicou que a administração da empresa está relutante em investir nas actuais condições políticas. O gerente geral da IHK, Torsten Haasch, também apela aos políticos para que tomem medidas decisivas para aliviar o peso da economia, a fim de superar os desafios.
Apesar das circunstâncias críticas, algumas empresas estão vendo pontos positivos. Verificou-se uma ligeira melhoria da situação financeira face ao início do ano. Mais de três quartos dos entrevistados disseram que conseguiram manter o tamanho de sua força de trabalho. Mas o cepticismo geral continua elevado: apenas 9 por cento dos inquiridos acreditam que a situação económica irá melhorar em breve.
Desenvolvimentos económicos e discrepâncias
A situação económica em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é relativamente estável, mas não se prevê qualquer recuperação económica. A pesquisa observa que apenas um terço das empresas espera melhores negócios. As esperanças residem principalmente num pacote de dívida do governo federal que promete fortalecer a economia.
O aumento dos custos laborais e as condições desfavoráveis da política económica colocam desafios adicionais. Mais de metade das empresas descreve estes aspectos como riscos significativos. Os elevados preços da energia e a fraca procura interna estão a aumentar a incerteza do mercado. As decisões políticas locais, como o aumento do imposto sobre dormidas em Schwerin, também têm um impacto negativo na confiança das empresas.
Em 2024, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental alcançou um produto interno bruto (PIB) de cerca de 61,2 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 3,5 por cento em relação ao ano anterior. Com um crescimento que excede a média alemã, o estado federal alcançou o segundo melhor crescimento do PIB entre os estados federais alemães. Um factor significativo neste contexto é a indústria de armamento em expansão, que desempenha um papel importante de acordo com o instituto de investigação económica Ifo.
Globalmente, a situação económica em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental continua a caracterizar-se por um quadro misto, em que a estabilidade e os desafios andam de mãos dadas. As empresas e as câmaras apelam a uma análise abrangente e a medidas políticas para moldar positivamente os desenvolvimentos futuros.
Para mais informações sobre os resultados da pesquisa e a situação econômica na região, consulte Nós somos Müritzers assim como NDR.