Crescimento económico em 2024: Porque é que a inflação e as altas taxas de juro afetam o futuro da economia
De acordo com um relatório da www.capital.de, a economia global continuará a ser influenciada pela inflação e pelas altas taxas de juros. Estes desenvolvimentos já levaram a uma imagem sombria do futuro por parte de especialistas como Axel Weber, o antigo presidente do Bundesbank. Segundo Weber, o aumento dramático da inflação e das taxas de juro é um fracasso histórico dos banqueiros centrais. Mas como poderão estes desenvolvimentos afetar o mercado e os consumidores no futuro? Como resultado da evolução actual, vários cenários são possíveis. Por um lado, o aumento da pressão inflacionista poderá levar a uma redução do poder de compra do consumidor. Isto, por sua vez, poderia levar as empresas a aumentarem os seus preços...

Crescimento económico em 2024: Porque é que a inflação e as altas taxas de juro afetam o futuro da economia
De acordo com um relatório de www.capital.de, a economia global continuará a ser influenciada pela inflação e pelas altas taxas de juros. Estes desenvolvimentos já levaram a uma imagem sombria do futuro por parte de especialistas como Axel Weber, o antigo presidente do Bundesbank. Segundo Weber, o aumento dramático da inflação e das taxas de juro é um fracasso histórico dos banqueiros centrais. Mas como poderão estes desenvolvimentos afetar o mercado e os consumidores no futuro?
Como resultado da evolução actual, vários cenários são possíveis. Por um lado, o aumento da pressão inflacionista poderá levar a uma redução do poder de compra do consumidor. Isto, por sua vez, poderia fazer com que as empresas tivessem de aumentar os seus preços para cobrir o aumento dos custos. A subida das taxas de juro também poderá ter um impacto na actividade de investimento das empresas, uma vez que os empréstimos se tornam mais caros e a expansão económica poderá, portanto, ser afectada.
Outro impacto poderá ser o aumento da incerteza nos mercados financeiros, o que poderá levar a uma maior volatilidade e a uma estratégia de investimento mais cautelosa. Isto poderá levar os investidores a recorrerem mais a activos seguros, como as obrigações governamentais, o que, por sua vez, poderá afectar os retornos.
A evolução actual mostra que a economia e os mercados financeiros poderão continuar a enfrentar grandes desafios no futuro. É, portanto, aconselhável considerar vários cenários e implementar estratégias adequadas de gestão de risco para estar preparado para possíveis turbulências.
Leia o artigo fonte em www.capital.de