A disputa alfandegária pesa sobre a economia da Suíça Oriental: previsões sombrias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia do leste da Suíça apresenta perspectivas sombrias, tendo em conta a disputa tarifária e a relutância em investir. Especialistas analisam a situação.

A disputa alfandegária pesa sobre a economia da Suíça Oriental: previsões sombrias!

A economia da Suíça Oriental encontra-se atualmente numa situação preocupante. De acordo com o Conselho Económico da Suíça Oriental, existem perspectivas sombrias para a região, que são particularmente afectadas negativamente pela política aduaneira dos EUA. O optimismo inicial no início do ano, desencadeado pelos programas de investimento anunciados pelo governo alemão, foi agora significativamente atenuado. tagblatt relata que a indústria de máquinas está particularmente preocupada com a relutância em investir.

Toda a indústria de exportação da Suíça Oriental tem sofrido um ponto baixo há meses, especialmente no seu mercado de vendas mais importante, a Alemanha. As empresas dos setores metalúrgico, eletrónico e maquinaria reportam uma falta significativa de encomendas. Uma pesquisa realizada pela KOF e pela Câmara de Comércio e Indústria da Suíça Oriental mostra que muitas empresas avaliam negativamente a sua situação empresarial. As tarifas do governo dos EUA contribuíram para um declínio no otimismo empresarial. Antes dos anúncios de tarifas, os importadores dos EUA estavam a reabastecer, beneficiando temporariamente os produtos farmacêuticos e outros setores.

Impacto da política tarifária na indústria

A política aduaneira errática dos EUA está a causar incerteza em todo o mundo e a atrasar projetos de investimento. Numa altura em que o valor do franco suíço está a aumentar – tornando as exportações mais caras – a indústria do leste da Suíça foi particularmente atingida. Actualmente é difícil fazer previsões claras sobre a evolução económica, uma vez que tanto o sucesso das negociações como os novos anúncios tarifários poderão mudar rapidamente a situação. Para além da indústria do armamento, não há actualmente sinais de uma reviravolta na situação económica.

No entanto, a economia interna parece estável desde que os litígios aduaneiros não tenham um impacto negativo no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas estão tentando evitar demissões apostando em jornadas de trabalho reduzidas. O governo federal estendeu recentemente o período máximo de benefícios para trabalho de curta duração de 12 para 18 meses, o que deve ser visto como uma resposta à preocupante situação económica.

O papel do conselho de estímulo econômico

O Conselho Económico da Suíça Oriental avalia o desenvolvimento da economia regional trimestralmente e baseia-se em inquéritos económicos regulares em colaboração com o Centro de Investigação Económica (KOF) da ETH Zurique. Os membros do conselho incluem Jan Riss, economista-chefe do IHK St.Gallen-Appenzell, e Céline Koster, especialista econômica do St.Galler Kantonalbank. Este comité reúne diversas competências para garantir uma avaliação holística e consistente do desenvolvimento económico da região.

Globalmente, a situação no leste da Suíça continua tensa. A indústria está lutando contra a falta de pedidos e um futuro incerto. A recuperação económica parece muito distante, enquanto os intervenientes da região têm de questionar o seu actual optimismo.