Primeiro teste gratuito de diversidade: Promova e avalie empresas agora!
A partir de 19 de maio de 2025, as empresas poderão utilizar um autoteste de diversidade gratuito para avaliar suas medidas de DEI.
Primeiro teste gratuito de diversidade: Promova e avalie empresas agora!
A partir de 19 de maio de 2025, as empresas poderão realizar um autoteste de diversidade gratuito para apoiar a autoavaliação das suas medidas de diversidade. Este modelo único foi desenvolvido pela Universidade Internacional IU em colaboração com a Carta da Diversidade. É o primeiro do género na Alemanha que pode ser utilizado gratuitamente e com um limite baixo e destina-se a empresas de todas as dimensões, desde micro e pequenas empresas a médias empresas e grandes corporações. O modelo de maturidade da diversidade foi concebido pelas professoras Sonja Würtemberger e Katharina-Maria Rehfeld, bem como por Corina Christen e Şeyma Erdi.
O modelo baseia-se em entrevistas qualitativas abrangentes com especialistas em diversidade e inclusão e visa avaliar o estado atual da diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas empresas. Os empregadores podem utilizar o teste para definir medidas práticas para melhorar os seus esforços de DEI. Um estudo da IU mostra que 75,1% dos futuros profissionais esperam que os potenciais empregadores implementem medidas de diversidade e inclusão. 38,2% dos entrevistados veem a igualdade de oportunidades como uma das três razões mais importantes para a escolha de uma empresa.
O desenvolvimento do modelo
O projeto de pesquisa para desenvolver o modelo de maturidade da diversidade visa criar um modelo de medição da diversidade e inclusão em empresas e organizações. Os responsáveis nas empresas são convidados a responder a questões específicas e a avaliar eles próprios a sua organização. Este processo leva a uma avaliação e ao fornecimento de dicas de melhoria. A situação atual do mercado é caracterizada principalmente por modelos pagos e de língua inglesa, razão pela qual a equipa quis estabelecer uma oferta gratuita para países de língua alemã.
Em colaboração com a Carta da Diversidade, uma associação que defende mais diversidade no mundo do trabalho, o modelo oferece uma definição clara de diversidade com base na Roda da Diversidade de Lee Gardenswartz e Anita Rowe. As dimensões principais incluem idade, origem étnica, género, capacidades físicas e mentais, religião, orientação sexual e origem social.
Aplicação prática e recomendações
O modelo oferece segurança e orientação às empresas por ser baseado em critérios claros. As autoavaliações podem variar muito: algumas empresas estão ativamente comprometidas com a diversidade e a inclusão, enquanto outras são menos visíveis. Por meio de entrevistas com especialistas nos temas do ciclo de vida dos colaboradores, são desenvolvidas recomendações básicas de boas práticas, que se baseiam na atitude da gestão.
As recomendações incluem documentar os valores da empresa, utilizar linguagem adequada ao género nos anúncios de emprego e verificar a proporção de género e possíveis deficiências na empresa. O lançamento oficial do modelo de maturidade da diversidade terá lugar no dia 27 de maio de 2025, no âmbito do Dia Alemão da Diversidade em Berlim, o que será uma excelente oportunidade para as empresas abordarem ativamente a questão da diversidade.
Para mais informações e detalhes sobre o modelo, consulte o site idw-online.de e inclusive-arbeitsleben.lwl.org alcançável.