Barômetro de clima de outono da VR Smart Finanz: 42% das pequenas empresas estão planejando investimentos em sustentabilidade
De acordo com um relatório de www.presseportal.de, apesar do ambiente económico incerto, as pequenas empresas são predominantemente robustas, embora o clima tenha piorado ligeiramente em comparação com a primavera de 2023. O aumento dos custos de energia é o maior desafio para as pequenas empresas. Ao mesmo tempo, planeiam cada vez mais investimentos em sustentabilidade, particularmente na área da energia verde. Isto é demonstrado pelo atual barômetro de humor da VR Smart Finanz e CFin – Centro de Pesquisa para Serviços Financeiros da Universidade Steinbeis. Situação económica actual e propensão para investir De acordo com o inquérito, 57 por cento das pequenas empresas inquiridas classificaram a sua situação económica actual como boa ou muito boa no momento do inquérito. A situação dos pedidos melhorou para 82% das empresas ou...

Barômetro de clima de outono da VR Smart Finanz: 42% das pequenas empresas estão planejando investimentos em sustentabilidade
De acordo com um relatório de www.presseportal.de,
Apesar do ambiente económico incerto, as pequenas empresas são predominantemente robustas, embora o clima tenha piorado ligeiramente em comparação com a primavera de 2023. O aumento dos custos da energia é o maior desafio para as pequenas empresas. Ao mesmo tempo, planeiam cada vez mais investimentos em sustentabilidade, particularmente na área da energia verde. Isto é demonstrado pelo atual barômetro de humor da VR Smart Finanz e CFin – Centro de Pesquisa para Serviços Financeiros da Universidade Steinbeis.
Situação económica actual e propensão ao investimento
De acordo com o inquérito, 57 por cento das pequenas empresas inquiridas classificaram a sua situação económica actual como boa ou muito boa no momento do inquérito. A situação dos pedidos melhorou ou permaneceu a mesma para 82% das empresas. No entanto, o aumento dos custos não anda de mãos dadas com os lucros. 38 por cento dos inquiridos relataram lucros decrescentes, enquanto apenas 14 por cento fizeram avaliações pessimistas sobre o desenvolvimento económico futuro.
Gargalos de liquidez e maiores desafios
A situação de liquidez para quase todas as pequenas empresas quase não melhorou no ano passado. Além disso, o aumento dos custos da energia é o maior desafio para os próximos meses. Além dos custos de energia, as condições económicas e a escassez de pessoal também causam incerteza às pequenas empresas.
Investimentos sustentáveis e necessidades de aconselhamento
Apesar da relutância em investir, 42 por cento das pequenas empresas estão a planear investimentos sustentáveis, particularmente na área da energia verde, seguida pela mobilidade eléctrica e equipamentos empresariais. No entanto, mais de metade das empresas inquiridas afirmaram que precisavam de aconselhamento sobre investimentos sustentáveis.
Os resultados sugerem que as pequenas empresas enfrentam desafios únicos, especialmente em relação ao aumento dos custos e às restrições de liquidez. A maior inclinação para investimentos em sustentabilidade, combinada com a necessidade de aconselhamento, oferece potencial para o sector financeiro desenvolver ofertas de apoio e satisfazer a procura das pequenas empresas.
A VR Smart Finanz AG, por exemplo, poderia desenvolver ainda mais as suas soluções de financiamento apoiadas digitalmente para apoiar pequenas empresas com investimentos em sustentabilidade. A prestação de serviços de consultoria sobre investimento sustentável também pode ser uma opção promissora de desenvolvimento empresarial.
Leia o artigo original em www.presseportal.de