Proprietários de pequenas empresas em dificuldades financeiras: pesquisa mostra efeitos drásticos da inflação e risco de falência
De acordo com um relatório da www.leadersnet.de, um inquérito recente mostra que 70 por cento dos proprietários de pequenas empresas na Alemanha estão preocupados com o risco de insolvência. A taxa de inflação crescente e os custos galopantes da energia representam um enorme desafio para muitas pequenas empresas. O aumento dos custos da energia e das matérias-primas, bem como o reembolso da ajuda governamental até ao verão de 2023, estão a colocar muitas pequenas empresas em dificuldades. De acordo com o inquérito do Lowell Group, 70 por cento dos proprietários de empresas estão especificamente preocupados com a questão da falência e quase um em cada dez afirma que o risco de falência é, na verdade, muito elevado. A principal causa do medo da insolvência é principalmente...

Proprietários de pequenas empresas em dificuldades financeiras: pesquisa mostra efeitos drásticos da inflação e risco de falência
De acordo com um relatório de www.leadersnet.de, um inquérito recente mostra que 70% das pequenas empresas na Alemanha estão preocupadas com o risco de insolvência. O aumento da inflação e o aumento vertiginoso dos custos de energia representam um enorme desafio para muitos proprietários de pequenas empresas.
O aumento dos custos da energia e das matérias-primas, bem como o reembolso da ajuda governamental até ao verão de 2023, estão a colocar muitas pequenas empresas em dificuldades. De acordo com o inquérito do Lowell Group, 70 por cento dos proprietários de empresas estão especificamente preocupados com a questão da falência e quase um em cada dez afirma que o risco de falência é, na verdade, muito elevado.
A principal razão para o receio da insolvência reside na falta de oportunidade de compensar de outra forma o aumento dos custos causado pela inflação. O aumento dos custos de energia e a escassez de pessoal são outros problemas graves identificados pelos entrevistados.
Os resultados da pesquisa mostram que muitos proprietários de pequenas empresas são forçados a aumentar os preços e, portanto, correm o risco de perder clientes. A poupança, como a mudança para matérias-primas ou prestadores de serviços mais baratos, também é considerada por um quarto dos inquiridos. Além disso, quase metade dos empresários espera ter de aumentar os preços dos seus bens e serviços, o que pode levar à perda de vendas e de clientes. Existe também o risco de uma onda de despedimentos, já que quase um quarto das empresas indica que terão de prescindir de funcionários.
A carga sobre os empresários e os trabalhadores reflecte-se também no número crescente de doenças mentais relacionadas com o stress, como mostram os números das companhias de seguros de saúde alemãs. O inquérito deixa claro que as pequenas empresas, em particular, enfrentam desafios ameaçadores e têm de lidar com todas as soluções concebíveis para evitar a falência.
Johan Agerman, Diretor Geral do Grupo Lowell na região DACH, enfatiza a necessidade de profissionalizar a gestão de contas a receber para concretizar partidas em aberto mais rapidamente. Ele também apela aos consumidores para que planejem cuidadosamente seus gastos e refere-se a ajuda como o aplicativo Fabit.
Globalmente, o inquérito mostra que as pequenas empresas alemãs enfrentam grandes desafios financeiros e, acima de tudo, enfrentam custos crescentes, perdas de clientes e potenciais falências. É imperativo que tanto as empresas como os consumidores reconsiderem o seu planeamento financeiro e tomem medidas, se necessário, para enfrentar estes desafios.
Leia o artigo fonte em www.leadersnet.de