Estudo mostra que pequenas empresas em todo o mundo enfrentam enormes riscos de segurança cibernética
De acordo com um relatório do www.it-daily.net, os resultados de um estudo global realizado pela McAfee em colaboração com a Dell Technologies mostram que a segurança cibernética é uma das principais preocupações entre as pequenas empresas em todo o mundo. 73% das pequenas empresas entrevistadas afirmam considerar a segurança cibernética um dos seus maiores riscos ou vulnerabilidades. Os ataques cibernéticos estão aumentando: 44% das pequenas empresas foram vítimas de um ataque cibernético, sendo 17% afetadas mais de uma vez. A ameaça do crime cibernético tornou-se significativamente maior. Um único incidente cibernético pode ter um impacto devastador nos seus resultados financeiros. 61% dos proprietários de pequenas empresas afetados perderam mais de...

Estudo mostra que pequenas empresas em todo o mundo enfrentam enormes riscos de segurança cibernética
De acordo com um relatório de www.it-daily.net,
Os resultados de um estudo global realizado pela McAfee em colaboração com a Dell Technologies mostram que a segurança cibernética é uma das principais preocupações entre as pequenas empresas em todo o mundo. 73% das pequenas empresas entrevistadas afirmam considerar a segurança cibernética um dos seus maiores riscos ou vulnerabilidades. Os ataques cibernéticos estão aumentando: 44% das pequenas empresas foram vítimas de um ataque cibernético, sendo 17% afetadas mais de uma vez. A ameaça do crime cibernético tornou-se significativamente maior.
Um único incidente cibernético pode ter um impacto devastador nos seus resultados financeiros. 61% dos proprietários de pequenas empresas afetados perderam mais de US$ 10.000 como resultado do ataque. Além disso, o ataque resultou em stress físico ou psicológico para os funcionários e mais de uma semana de perda de tempo de trabalho em mais de metade das empresas.
As consequências financeiras, de confiança e operacionais dos ataques cibernéticos são graves, pois os dados dos clientes, palavras-passe ou outros ficheiros importantes são perdidos. Além disso, muitos ataques vêm de links de phishing ou anexos maliciosos.
Os proprietários de pequenas empresas estão em desvantagem quando se trata de mensagens maliciosas alimentadas por inteligência artificial (IA), pois a IA ajuda os golpistas a aumentar o tamanho, a velocidade e a sofisticação dos golpes de phishing. Para contrariar esta tendência, as pequenas empresas devem ser protegidas de forma proativa e em tempo real através da IA.
Apesar dos riscos identificados, apenas cerca de metade das pequenas empresas inquiridas estão confiantes de que têm capacidade para prevenir ataques cibernéticos. Muitas empresas gerenciam a segurança cibernética sem suporte externo e gastam uma quantidade significativa de tempo em questões gerais de TI.
O estudo destaca os crescentes riscos de segurança cibernética que as pequenas empresas enfrentam e a necessidade de recursos e produtos para ajudá-las a manterem-se informadas e protegidas. Recomenda-se que os proprietários de pequenas empresas adotem proativamente tecnologias de ponta, como soluções baseadas em IA, para proteger os seus dados e clientes.
O estudo baseia-se nas respostas de 700 empresários e especialistas em TI de seis países que trabalham para empresas com menos de 250 funcionários. É evidente que a cibersegurança é um desafio crescente para as pequenas empresas e é fundamental que tomem as medidas necessárias para se protegerem.
Leia o artigo fonte em www.it-daily.net