AllUnity lança EURAU: o primeiro euro stablecoin regulamentado na Alemanha!
AllUnity planeja lançar o primeiro euro stablecoin EURAU regulamentado para revolucionar os pagamentos transfronteiriços.
AllUnity lança EURAU: o primeiro euro stablecoin regulamentado na Alemanha!
AllUnity recebeu aprovação como instituição de dinheiro eletrônico (EMI) da BaFin em 1º de julho de 2025 e planeja lançar uma nova stablecoin Euro chamada EURAU. Esta mudança marca um avanço significativo no campo das moedas digitais regulamentadas na Europa, especialmente porque a EURAU é considerada a primeira stablecoin Euro totalmente compatível com MiCAR na Alemanha. AllUnity é uma joint venture composta pelos players financeiros estabelecidos DWS (Deutsche Bank), Flow Traders e Galaxy.
A EURAU será totalmente garantida por depósitos e, posteriormente, por activos de alta qualidade na zona euro. AllUnity pretende emitir uma stablecoin Euro que atenda aos requisitos do novo regulamento da UE, MiCAR. Este regulamento entrou em vigor em 30 de dezembro de 2024 e fornece um quadro jurídico uniforme para stablecoins no Espaço Económico Europeu. Em média, o mercado de stablecoins em euros ainda é pequeno em comparação com as stablecoins em dólares americanos, de crescimento mais rápido. Os concorrentes atuais no mercado incluem EURC da Circle e EUR CoinVertible (EURCV) da Société Générale.
Parcerias estratégicas e liquidez
Para apoiar o lançamento do EURAU, a AllUnity está trabalhando em estreita colaboração com a Flow Traders, que atuarão como fornecedores de liquidez. O DWS e o Deutsche Bank contribuirão com infraestrutura financeira e confiança institucional, enquanto o Galaxy Digital conduzirá a estratégia de adoção de ativos digitais para a EURAU. Estas parcerias são cruciais para promover a aceitação da stablecoin no mercado e garantir a tecnologia necessária.
Ao utilizar o EURAU, os pagamentos transfronteiriços deverão ser possíveis imediatamente e 24 horas por dia. Isto poderia representar uma mudança radical nas operações de tesouraria, na liquidação internacional e nas transações B2B, eliminando atrasos nos pagamentos tradicionais e permitindo a troca atempada de fundos em euros em todo o mundo.
Desafios regulatórios e perspectivas futuras
A iniciativa da AllUnity surge num momento em que concorrentes líderes como o Tether estão sendo retirados da lista devido ao não cumprimento dos padrões regulatórios. O CEO da AllUnity, Alexander Höptner, destaca a importância da licença EMI para estabelecer um sistema de pagamento digital na Europa. No entanto, os bancos e os bancos centrais estão cépticos em relação ao novo sistema de pagamentos porque funciona sem o seu controlo.
Embora a regulamentação MiCAR da UE possa colocar obstáculos maiores para as stablecoins do que a Lei Genius aprovada nos EUA, que incentiva a emissão de suas próprias stablecoins por grandes empresas, a AllUnity está se posicionando como um emissor regulamentado de stablecoins euro para atender à crescente demanda por liquidez na economia digital europeia. AllUnity pretende tornar a EURAU líder de mercado em stablecoins Euro e, assim, criar um modelo para moedas digitais regulamentadas na região.