Vazamento de dados na Coinbase: Clientes em grande perigo de ataque cibernético!
Vazamento de dados na Coinbase: hackers obtêm informações confidenciais e exigem reembolsos de até US$ 400 milhões. As preocupações com a segurança estão aumentando.
Vazamento de dados na Coinbase: Clientes em grande perigo de ataque cibernético!
A exchange de criptomoedas Coinbase está enfrentando uma violação massiva de dados após um grave ataque cibernético, levantando sérias preocupações de segurança. Os invasores obtiveram acesso a informações confidenciais dos usuários, incluindo endereços residenciais. De acordo com isto, menos de 1% dos utilizadores activos mensais são afectados, mas isto pode ter consequências graves para os afectados. Alto Cointelégrafo Os reembolsos potenciais podem totalizar até US$ 400 milhões.
A empresa confirmou que nenhuma senha, chave privada ou saldo de conta foi exposta. No entanto, os usuários estão preocupados que os dados roubados possam ser usados para golpes de engenharia social ou tentativas de extorsão. O cientista Michael Arrington levantou preocupações sobre o “custo humano” desta violação de dados e alertou sobre o perigo que agora representa para os usuários de criptografia.
Detalhes do ataque cibernético
Os invasores conseguiram acessar os sistemas internos da Coinbase por meio de representantes de atendimento ao cliente subornados. Relatórios de Heise Segundo os cibercriminosos, eles obtiveram informações sobre determinadas contas de clientes, bem como documentação interna. A Coinbase então iniciou uma investigação e contatou a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para relatar o incidente e resolver a situação.
A identidade exata da gangue cibernética por trás do ataque permanece obscura. Os invasores enviaram um e-mail à Coinbase ameaçando publicar os dados roubados. Acredita-se que as informações tenham sido coletadas de funcionários e contratados remunerados fora dos Estados Unidos.
Usuários afetados e medidas
Os clientes afetados foram avisados para evitar possíveis usos indevidos dos dados. A Coinbase demitiu os funcionários afetados e está trabalhando em estreita colaboração com os promotores. As investigações sobre a autenticidade do e-mail confirmam conexões com acessos anteriores não autorizados a dados. Todos os dados afetados incluem nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail, números de contas bancárias anônimas e imagens de identificação governamental.
A empresa planeja fortalecer as medidas antifraude e comunicou claramente que não atenderá às demandas de dinheiro dos invasores. Os clientes afetados que já transferiram dinheiro para os invasores deverão ser indenizados.
O incidente de segurança de TI ocorre em um momento crítico na história da Coinbase, pouco antes de sua inclusão planejada no índice S&P 500. No entanto, esta situação pode afetar os investimentos futuros e a confiança dos utilizadores na plataforma.
A indústria sofreu colectivamente uma perda de mais de mil milhões de dólares devido a 296 incidentes de segurança e apela a medidas preventivas para evitar tais ataques no futuro. Os especialistas recomendam estratégias de segurança cibernética em camadas, incluindo gerenciamento de acesso privilegiado, arquiteturas de confiança zero, autenticações multifatoriais e monitoramento contínuo.