Os sequestros chocam o cenário criptográfico: segurança em perigo!
A comunidade criptográfica da França reage com preocupação aos crescentes sequestros de empresários. Segurança e crime em foco.

Os sequestros chocam o cenário criptográfico: segurança em perigo!
Na França, a situação dentro da comunidade criptográfica está chegando ao auge depois que uma série perturbadora de sequestros nos últimos meses virou a vida de muitos empresários de cabeça para baixo. Em particular, o recente sequestro do pai de um criptoempreendedor gerou medo e raiva. Na manhã de sexta-feira, o pai foi arrastado para uma van por quatro perpetradores mascarados enquanto era observado por testemunhas. Os agressores exigiram uma quantia de extorsão entre cinco e sete milhões de euros. Durante o ataque, o dedo da vítima foi decepado e os perpetradores ameaçaram com novas mutilações se não fosse dada uma resposta rápida. Felizmente, a polícia conseguiu libertar a vítima do sequestro e prender cinco suspeitos com idades entre 20 e 27 anos, conforme relata a [ZDF].
Esta onda violenta de sequestros, que inclui a tentativa fracassada de sequestro da filha do CEO da criptografia Paymium, Pierre Noizat, aumentou significativamente as preocupações no cenário criptográfico francês. Segundo Alexandre Aimonino, gestor de criptografia e cofundador de uma empresa de software de compliance, ele mudou radicalmente o seu dia a dia. Aimonino evita o transporte público, evita reuniões do setor e escolhe um caminho diferente para casa todos os dias. Segundo ele, muitos CEOs de criptomoedas estão reagindo a esse desenvolvimento com medo e raiva, e alguns até consideram contratar guarda-costas.
Impacto na indústria de criptografia
O incidente não é o primeiro desse tipo; Em janeiro, o cofundador da empresa de criptografia Ledger e sua esposa foram sequestrados e um dedo também foi decepado. Neste caso passado, os perpetradores exigiram um resgate de cerca de dez milhões de euros em Bitcoin. No entanto, a polícia também conseguiu intervir neste sequestro e o resgate foi garantido, como relata o [Marketscreener].
A criminalidade no setor criptográfico também levanta questões sobre os sistemas de segurança em França. As empresas de segurança estão relatando um aumento nos pedidos de proteção pessoal. Para lidar com o problema, o ministro do Interior, Bruno Retailleau, manteve discussões com representantes da indústria criptográfica. Alguns empresários apelam a uma ação mais decisiva contra o aumento da criminalidade e defendem uma desregulamentação que permitiria mais anonimato nas transações criptográficas.
Antecedentes pouco claros e desenvolvimentos futuros
Os antecedentes dos grupos de perpetradores ainda não são claros. Um total de dez pessoas foram interrogadas após o ataque a Ledger, enquanto sete pessoas foram presas após o primeiro sequestro em maio. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação sobre sequestro, cárcere privado e tortura. O CEO da Paymium, Noizat, levanta preocupações sobre a capacidade da França de suprimir o crime e alerta sobre uma possível fuga de cérebros do país. Eric Larchevèque, da Ledger, também alertou que as crescentes incertezas poderiam afastar a elite da indústria criptográfica.
A comunidade criptográfica francesa está alarmada à medida que a situação de segurança se torna cada vez mais precária. Embora as criptomoedas representem apenas uma pequena parte dos mercados financeiros globais, criaram, no entanto, um novo grupo de investidores ricos e estão a atrair criminosos que procuram formas de branquear a sua riqueza. Especialistas em segurança alertam que os criminosos são motivados pela riqueza repentina dos investidores em criptografia, à medida que os reguladores se esforçam para conter o uso criminoso indevido de criptografia.
A situação exige medidas urgentes para garantir a segurança dos empresários afetados e aumentar a confiança na indústria criptográfica. À medida que as ameaças aumentam, compreender e apoiar as autoridades é mais importante do que nunca.