Hong Kong lança ETFs à vista Ethereum e Bitcoin
ETFs spot em Ethereum e Bitcoin serão lançados em Hong Kong em 30 de abril. Saiba mais sobre as diferenças dos modelos dos EUA e o impacto potencial no mercado de criptomoedas. Descubra aqui os últimos desenvolvimentos.

Hong Kong lança ETFs à vista Ethereum e Bitcoin
A negociação de ETFs à vista sobre Ethereum e Bitcoin começará em Hong Kong em 30 de abril, conforme anunciado pelos reguladores Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) e Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA). Ao contrário dos EUA, onde a Securities and Exchange Commission (SEC) aprovou os ETFs à vista do Bitcoin, uma decisão sobre os ETFs à vista da Ethereum ainda é aguardada. A SFC aprovou condicionalmente os primeiros ETFs à vista de ETH e BTC em Hong Kong em 15 de abril, com negociação programada para começar em 30 de abril. Harvest Global Investments, China Asset Management, HashKey e Bosera Asset Management estão prontas para oferecer ETFs criptográficos em Hong Kong.
Em Hong Kong, os ETFs à vista são lançados como ativos reais em Bitcoin e Ethereum, em contraste com o modelo de resgate dos ETFs dos EUA. Isto torna possível criar novas ações de ETF em Hong Kong não apenas com dinheiro, mas também comprá-las com os ativos subjacentes Bitcoin e Ether. Essa abordagem oferece vantagens de eficiência e liquidez, como aponta o especialista em criptografia Colin Wu. O modelo é visto como atraente para os cripto nativos, criadores de mercado e bolsas digitais, pois oferece oportunidades de arbitragem e eficiência.
A aprovação dos ETFs à vista de Bitcoin nos EUA deu um impulso ao mercado de criptografia no início do ano. Espera-se agora que os ETFs à vista em Hong Kong atraiam um interesse significativo e forneçam mais apoio ao mercado. Os analistas prevêem US$ 1 bilhão em ativos sob gestão em ETFs à vista asiáticos dentro de dois anos. Apesar das perspectivas positivas, os especialistas alertam contra a sobrestimação da procura, uma vez que os fornecedores asiáticos são menos conhecidos e Hong Kong não tem a mesma força de capital que os EUA. Fala-se em estabelecer expectativas realistas para o mercado de ETFs de Hong Kong, especialmente tendo em conta o tamanho modesto dos ETFs de futuros na região até à data.