Tribunal de Iowa permite que operadores de caixas eletrônicos Bitcoin mantenham fundos fraudulentos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Regras da Suprema Corte de Iowa: Operador de caixa eletrônico Bitcoin tem permissão para reter dinheiro de vítimas de fraude cibernética, apesar da tentativa de recuperação.

Iowa Supreme Court entscheidet: Bitcoin-ATM-Betreiber darf Geld von Cyberbetrug-Opfern behalten, trotz Rückforderungsversuch.
Regras da Suprema Corte de Iowa: Operador de caixa eletrônico Bitcoin tem permissão para reter dinheiro de vítimas de fraude cibernética, apesar da tentativa de recuperação.

Tribunal de Iowa permite que operadores de caixas eletrônicos Bitcoin mantenham fundos fraudulentos!

A Suprema Corte de Iowa decidiu que os operadores de caixas eletrônicos Bitcoin não são obrigados a devolver dinheiro às vítimas de crimes cibernéticos. Esta decisão controversa envolve dois clientes de Iowa que foram apanhados em esquemas de fraude. De acordo com relatos de TI aparafusado Os dois habitantes de Iowa foram contatados em julho de 2023 e fevereiro de 2024 por golpistas se passando por membros do “Esquadrão Geek” ou pessoas com informações incriminatórias.

Em ambos os casos, os perpetradores pediram às vítimas que comprassem Bitcoins em um caixa eletrônico Bitcoin no condado de Linn e os enviassem para carteiras digitais que controlavam. Cada vítima perdeu mais de US$ 14 mil. Após os incidentes, os afetados contataram as autoridades, mas apenas confiscaram o dinheiro, enquanto os Bitcoins adquiridos foram perdidos.

Decisão e razões do tribunal

A questão central que o tribunal teve de esclarecer era quem tinha direito ao dinheiro apreendido durante a investigação. Surpreendentemente, o tribunal anulou uma decisão inferior e decidiu que a operadora Bitcoin Depot poderia ficar com o dinheiro. Isso foi feito com base na noção de que os usuários têm a responsabilidade de serem os proprietários das carteiras para as quais enviam Bitcoins. De acordo com a juíza Dana Oxley, o Bitcoin Depot não fez nada de errado neste caso e tem o direito de ficar com os fundos.

Mas a decisão levanta questões adicionais, especialmente à luz da ação movida pelo Gabinete do Procurador-Geral de Iowa, que acusa Bitcoin Depot e CoinFlip de fazer com que os habitantes de Iowa perdessem mais de US$ 20 milhões em fraudes nos caixas eletrônicos da empresa.

Contencioso e advogados

O caso, intitulado “Em matéria de propriedade apreendida para confisco da Bitcoin Depot Operating, LLC v. Carrie Carlson”, envolve um recurso de uma decisão do tribunal distrital. Neste tribunal de primeira instância foi decidido que os fundos apreendidos deveriam ser devolvidos ao Bitcoin Depot. O advogado da Bitcoin Depot, Matthew A. McGuire, argumentou que o tribunal distrital errou ao considerar o contrato entre a operadora e o cliente anulável devido à pressão de terceiros.

A audiência perante o Supremo Tribunal ocorreu em 16 de abril de 2025. Advogados de ambos os lados apresentaram seus argumentos na esperança de chegar a uma decisão a favor de seus clientes. As disputas em torno deste tema mostram o quão complicado é o enquadramento legal para as criptomoedas e a sua utilização em máquinas de pagamento digitais. Mais informações sobre o litígio estão disponíveis no site dos Tribunais de Iowa, que fornece todos os documentos e peças processuais relevantes, em Tribunais de Iowa.