Novas regras do MiCA: é assim que os NFTs serão seguros no mercado de criptografia em 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba como o regulamento MiCA regula o mercado de criptografia, principalmente no que diz respeito a NFTs e proteção ao investidor.

Erfahren Sie, wie die MiCA-Verordnung den Kryptomarkt reguliert, insbesondere in Bezug auf NFTs und Anlegerschutz.
Saiba como o regulamento MiCA regula o mercado de criptografia, principalmente no que diz respeito a NFTs e proteção ao investidor.

Novas regras do MiCA: é assim que os NFTs serão seguros no mercado de criptografia em 2025!

O mercado de criptografia passou por grandes mudanças nos últimos anos. Durante muito tempo, este mercado não foi regulamentado, o que incentivou tanto a inovação como a actividade criminosa. No entanto, com a introdução do Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA), a UE deu um passo decisivo no sentido de uma regulamentação abrangente do mercado europeu de criptomoedas. Estas medidas são necessárias não só para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, mas também para aumentar a protecção dos investidores e criar segurança jurídica. btc-echo.de relata que…

O regulamento MiCA visa uma regulamentação baseada no risco e cria um quadro jurídico para inovações no domínio da tecnologia de registo distribuído. A partir do início de 2025, a maioria das disposições do regulamento entrará em vigor, enquanto os regulamentos sobre criptoativos referenciados a ativos e tokens de dinheiro eletrónico deverão entrar em vigor em julho de 2024. Estes novos regulamentos exigem que os fornecedores de criptoativos preparem um documento branco que deve ser submetido aos reguladores. BaFin fornece informações sobre...

Regulamentos para criptomoedas e NFTs

No contexto do regulamento MiCA, as criptomoedas comuns, como Bitcoin e Ethereum, enquadram-se nos novos regulamentos. No entanto, os tokens de segurança e os tokens não fungíveis (NFTs) estão excluídos da validade do MiCA de acordo com o Art. 2 Pará. 3. NFTs que representam arte digital, itens colecionáveis ​​ou serviços não fungíveis não podem ser considerados serviços de criptoativos e não exigem um white paper sobre criptoativos. Um ativo criptográfico também deve ser único e não fungível para ser considerado um NFT.

A clara distinção entre NFTs mostra que nem todo ativo criptográfico com características únicas é automaticamente rotulado como NFT. Por exemplo, um ativo criptográfico que faz parte de uma série não é considerado um NFT. Ainda assim, os NFTs têm potencial para serem úteis no combate às falsificações geradas por IA no futuro. Mesmo que um ativo criptográfico se qualifique como NFT, pode ser regulamentado ao abrigo de outros quadros jurídicos, como um instrumento financeiro ao abrigo da MiFID II.

Licenças necessárias e fiscalização do mercado

Na Alemanha, inúmeras transações com ativos criptográficos estão sujeitas a requisitos de licenciamento como serviço financeiro. Os fornecedores que pretendam oferecer publicamente criptofichas de moeda eletrónica ou criptofichas referenciadas a ativos devem obter a aprovação da autoridade supervisora ​​nacional competente. Um registo publicamente visível de livros brancos sobre criptoativos e prestadores de serviços de criptoativos será estabelecido na Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), que também manterá uma “lista negra” de fornecedores que não cumprem os requisitos do MiCA.

Em resumo, a nova regulamentação do mercado criptográfico traz oportunidades e desafios. Embora as inovações no mercado regulamentado sejam potencialmente restringidas devido a estruturas e regulamentos, as condições-quadro para o combate às actividades ilegais estão a ser melhoradas ao mesmo tempo. Os investidores e fundadores de criptografia no setor NFT devem monitorar de perto os desenvolvimentos e regulamentações atuais, a fim de serem capazes de se adaptar a eles em tempo hábil, se necessário.