SEC desiste do processo contra a Binance: abra caminho para uma nova era criptográfica!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A SEC rejeitou seu processo contra a Binance, marcando uma virada na administração criptográfica de Trump.

SEC desiste do processo contra a Binance: abra caminho para uma nova era criptográfica!

Em 30 de maio de 2025, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) rejeitou seu processo civil contra a Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo. Essa decisão foi anunciada na quinta-feira no tribunal federal de Washington, D.C. e é vista como parte de uma nova abordagem da SEC sob a liderança do presidente Donald Trump. Um porta-voz da Binance chamou a rejeição de “um momento inovador” para a empresa e toda a indústria de criptografia.

A ação foi movida em junho de 2023, e a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, foram acusados ​​de servir ilegalmente usuários dos EUA, manipular volumes de negociação e misturar fundos de clientes. A SEC também fez alegações de que a Binance facilitou indevidamente a negociação de vários tokens de criptomoeda que precisavam ser registrados como títulos.

Fim de uma polêmica disputa legal

O acordo de demissão conjunta entre a SEC e a Binance, ajuizado na Justiça Federal, prevê que a ação será julgada improcedente. Isso significa que a SEC não pode processar o caso novamente. Isso também marca o fim de uma das ações de aplicação de criptografia mais agressivas da história dos EUA, depois que a Binance já chegou a um acordo no valor de mais de US$ 4,3 bilhões com o governo dos EUA no ano passado.

No contexto da decisão da SEC, o presidente da SEC, Paul Atkins, enfatizou que o desenvolvimento de uma estrutura regulatória clara para ativos criptográficos é uma prioridade. Este objetivo é sublinhado pelas recentes mudanças estruturais nas autoridades reguladoras, incluindo a dissolução da equipa de aplicação de criptografia do Departamento de Justiça.

Parcerias e investimentos

O papel da Binance no cenário criptográfico global está sendo fortalecido por um novo impulso. A empresa recebeu um investimento de US$ 2 bilhões do fundo soberano dos Emirados MGX, que foi feito inteiramente em USD1, uma stablecoin recém-lançada. Também fez parceria com a World Liberty Financial (WLF), que canaliza 75% dos lucros para entidades afiliadas à família Trump.

Além disso, a Binance está expandindo suas operações no Paquistão, onde fechou acordo com o governo. Changpeng Zhao também foi nomeado conselheiro do recém-formado Crypto Council no Paquistão, que é responsável por moldar a política nacional de ativos digitais.

Concluindo, a rejeição do processo da SEC contra a Binance não afeta apenas a própria empresa, mas também tem implicações de longo alcance para toda a indústria de criptografia, especialmente à luz das mudanças no cenário regulatório nos Estados Unidos. A SEC não tentará mais fazer valer as mesmas reivindicações novamente, marcando um ponto de viragem na relação entre o regulador e a indústria criptográfica.

Para mais informações: Reuters e NBC Nova York.