Trade Republic recebe licença MiCA: Começou a revolução no comércio de criptografia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Trade Republic recebe licença MiCA da BaFin e expande a oferta de criptografia na UE. A nova lei cria um quadro uniforme.

Trade Republic recebe licença MiCA: Começou a revolução no comércio de criptografia!

A plataforma de negociação Trade Republic recebeu recentemente uma licença MiCA da Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin). Esta licença é um passo significativo para a empresa, pois abre as portas para a expansão de serviços no espaço das criptomoedas. A Trade Republic é uma das maiores neocorretoras europeias e agora se junta à lista de exchanges de criptomoedas licenciadas, como Bitpanda, Coinbase e Kraken.

O Regulamento MiCA (Mercados de Criptoativos), que entrou em vigor em 2023, cria um quadro jurídico uniforme para criptoativos na União Europeia. Com esta licença, a Trade Republic poderá expandir seus serviços de negociação de criptografia e introduzir novos recursos, como troca direta de criptomoedas e transferência para carteiras externas.

Expansão de serviços

Os serviços aprovados incluem serviços de custódia e transferência de ativos criptográficos. Atualmente, os clientes da Trade Republic não podem transferir seus ativos criptográficos para carteiras privadas. A empresa está trabalhando com a BitGo Europe para armazenar com segurança ativos criptográficos em carteiras frias e com a bolsa britânica de criptografia B2C2 para negociação.

A licença MiCA permitirá que a Trade Republic atue como depositária no futuro, o que permitirá à empresa oferecer mais serviços internamente. Isto inclui, entre outras coisas, a execução de pedidos de clientes e a prestação de serviços de transferência.

Penetração de mercado e número de usuários

A Trade Republic se desenvolveu com sucesso nos últimos anos e, além da corretagem, também oferece cartão de pagamento e conta corrente. A plataforma tem atualmente mais de oito milhões de clientes em 17 mercados europeus e gere ativos no valor de mais de 100 mil milhões de euros. Os usuários podem negociar criptomoedas na Trade Republic desde maio de 2021, e a oferta foi agora expandida para incluir cerca de 50 ativos digitais.

A negociação de criptomoedas na Trade Republic é isenta de comissões, mas há uma taxa fixa de 1 euro por transação e um spread de até 2%. Os clientes anteriores não conseguiam enviar criptomoedas para suas próprias carteiras ou para outras carteiras, o que poderia mudar com a nova licença, o que significa que os clientes da Trade Republic poderiam desfrutar de maior flexibilidade no futuro.

Críticas e desafios

No entanto, também houve críticas à Trade Republic, especialmente por parte do centro de aconselhamento ao consumidor de Baden-Württemberg, devido à informação insuficiente sobre a utilização de depósitos remunerados. Dado o atual ambiente regulatório e as constantes mudanças na indústria de criptografia, resta saber como a Trade Republic superará os desafios para atender às expectativas de seus clientes e órgãos reguladores.

A licença MiCA é válida em todo o Espaço Económico Europeu (EEE), o que permitirá à Trade Republic expandir as suas ofertas de criptografia em outros países. Os provedores de serviços de criptografia existentes têm até julho de 2026 para atender aos requisitos do regulamento MiCA e se adaptar à nova estrutura.