Plano da Ucrânia: Reserva Nacional de Bitcoin com Binance Causa Excitação!
A Ucrânia está planejando uma reserva nacional de Bitcoin em colaboração com a Binance, o que poderia ter implicações para a regulamentação das criptomoedas na Europa.

Plano da Ucrânia: Reserva Nacional de Bitcoin com Binance Causa Excitação!
A Ucrânia está a prosseguir planos ambiciosos para adicionar Bitcoin às suas reservas nacionais, o que poderá ter consequências de longo alcance para a regulamentação das criptomoedas na Europa. Esta iniciativa é desenvolvida em colaboração com a Binance, uma das líderes no espaço da moeda digital. Alto TI aparafusado O governo ucraniano está atualmente trabalhando em um projeto de lei que criará o quadro jurídico para uma reserva nacional de Bitcoin.
Yaroslav Zhelezniak, membro do parlamento ucraniano, enfatizou a necessidade de bases legais para reservas criptográficas já em fevereiro de 2025. O próximo projeto de lei, que deverá ser apresentado ao parlamento em breve, é apoiado pela Binance, que também atua como consultor. O CEO da Binance, Richard Teng, explicou que a empresa está trabalhando com vários países para criar reservas de Bitcoin, ressaltando a crescente aceitação global das criptomoedas.
Desenvolvimentos mundiais e condições do quadro jurídico
Esta iniciativa da Ucrânia surge num momento em que muitos governos e fundos soberanos em todo o mundo demonstram interesse crescente nas criptomoedas. Medidas políticas pró-cripto foram tomadas nos EUA, como a ordem para estabelecer reservas estratégicas de Bitcoin. A Binance também já ofereceu serviços de consultoria em países como Paquistão e Quirguistão. A legalização das criptomoedas na Ucrânia está prevista para o primeiro trimestre de 2025, com uma equipa de especialistas a trabalhar em estreita colaboração com o Banco Nacional da Ucrânia e o Fundo Monetário Internacional.
O projeto de lei prevê, entre outras coisas, protocolos de monitoramento fiscal e de combate à lavagem de dinheiro. Os lucros provenientes de transações criptográficas devem estar sujeitos ao imposto sobre ganhos de capital. Um projecto de lei anterior teve de ser retirado porque o gabinete presidencial e os reguladores expressaram preocupações. Apesar destes desafios, a Ucrânia mostra determinação em se tornar um líder no espaço das criptomoedas.
Regulamentação na União Europeia
Paralelamente aos desenvolvimentos na Ucrânia, o Parlamento da UE aprovou regulamentos abrangentes para criptomoedas em 20 de abril de 2023. Estes novos regulamentos visam restringir a lavagem de dinheiro utilizando moedas digitais como o Bitcoin. O notícias diárias relata que as novas diretrizes pretendem introduzir regras iguais para criptomoedas e para o setor bancário tradicional. Os países da UE ainda têm de concordar com estes regulamentos, mas isso é considerado uma formalidade.
Um foco principal da regulamentação está nas trocas entre criptomoedas e moedas fiduciárias, como euros e dólares americanos. Embora as transferências diretas entre carteiras criptográficas independentes de plataforma permaneçam não regulamentadas, os consumidores devem ser mais bem informados através de documentos técnicos detalhados. Esses white papers devem conter informações relevantes sobre tecnologia, riscos e políticas de troca e devolução para evitar abusos nos mercados de criptografia.
O novo regulamento entrará em vigor gradualmente; A partir de 23 de julho de 2023, as stablecoins terão que demonstrar maiores reservas financeiras, e o novo regulamento completo deverá ser aplicado até janeiro de 2025, o mais tardar. No entanto, existem preocupações de que os pagamentos anónimos sejam efectivamente proibidos, causando controvérsia, uma vez que os críticos argumentam que isso poderia limitar a liberdade financeira dos cidadãos.