Prisão dos fundadores da Samourai Wallet: bilhões de dólares em lavagem de dinheiro
Saiba mais sobre a prisão dos fundadores da Samourai Wallet por bilhões de dólares em lavagem de dinheiro e como isso impacta o mundo criptográfico. Descubra como os usuários podem se proteger de perdas.

Prisão dos fundadores da Samourai Wallet: bilhões de dólares em lavagem de dinheiro
O mundo criptográfico foi abalado por um escândalo chocante quando as autoridades revelaram que uma lavagem massiva de dinheiro estava sendo realizada através da Carteira Samourai. A criptografia AES-256 da carteira foi considerada extremamente segura e, portanto, apreciada por muitos usuários que valorizavam muito a privacidade. No entanto, de acordo com as autoridades dos EUA, mais de 2 mil milhões de dólares foram branqueados através da plataforma, com grande parte do dinheiro proveniente da dark web e ligado a atividades ilegais.
Os fundadores da Samourai Wallet, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, foram presos e acusados. Eles são acusados de fazer transferências de dinheiro não autorizadas e de estarem ativamente envolvidos em lavagem de dinheiro. As autoridades dos EUA também afirmam que foram gerados mais de 100 milhões de dólares em rendimentos criminais. Rodriguez já foi preso nos EUA, enquanto Hill está atualmente em Portugal trabalhando num pedido de extradição.
O domínio e o servidor web da Carteira Samourai foram confiscados, resultando na inacessibilidade da plataforma. O Crypto Mixer também foi removido da Google Play Store, onde foi baixado anteriormente mais de 100.000 vezes. O misturador de criptografia foi encarregado de ofuscar os dados dos usuários para evitar que as transações fossem rastreadas, o que atrai particularmente os usuários que valorizam a privacidade.
Os fundos lavados através da Carteira Samourai vieram de mercados ilegais da dark web, como Silk Road e Hydra Market, de acordo com o procurador sênior dos EUA, Damian Williams. Diz-se que grande parte deste dinheiro provém de atividades fraudulentas, como fraude nas telecomunicações e fraude informática. Os promotores estão convencidos de que a Carteira Samourai serviu de refúgio para lavagem de dinheiro em grande escala, com o CEO Rodriguez até supostamente recrutando oligarcas russos para evitar sanções.