O Vietnã regula o mercado de criptografia: quem precisa ter cuidado agora!
O Vietnã introduz novas regulamentações para combater a manipulação do mercado criptográfico. Existem penalidades para violações.

O Vietnã regula o mercado de criptografia: quem precisa ter cuidado agora!
O Ministério das Finanças do Vietname apresentou um projeto de regulamento para alterar as sanções administrativas no domínio dos valores mobiliários e dos mercados de valores mobiliários. Este projeto é visto como um passo significativo para regular o mercado emergente de ativos criptográficos no país. O rascunho define cinco comportamentos específicos que são considerados manipulação do mercado de criptoativos, incluindo o uso de contas de negociação próprias ou de terceiros para criar oferta e demanda artificiais e espalhar informações falsas.
Outro ponto chave é o estabelecimento de multas para negociação com base em informação privilegiada, que variam entre 1,5 e 2 mil milhões de VND (cerca de 63.000 a 84.000 euros). Os provedores de serviços criptográficos também podem ser excluídos do mercado por até cinco meses. Estas medidas visam manter a integridade do mercado criptográfico no Vietname e proteger os investidores.
Quadro jurídico para ativos criptográficos
Além da regulamentação, o governo encarregou o Ministério das Finanças de desenvolver um quadro jurídico abrangente para regular ou proibir criptoativos até maio de 2025. Esta instrução faz parte de um plano de ação nacional para combater a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e o financiamento de armas de destruição em massa, lançado pela Decisão do Governo 194/QĐ-TTg em 23 de fevereiro de 2024. As autoridades vietnamitas enfatizaram repetidamente que as criptomoedas não têm curso legal e só são aceitas em certas comunidades, como a comunidade de jogos.
No âmbito deste quadro jurídico, a informação prestada às autoridades de supervisão sobre os riscos dos criptoativos também deve ser melhorada. A decisão regulatória visa prevenir a lavagem de dinheiro no sistema bancário. Ressalta-se que a Lei Antilavagem de Dinheiro, aprovada no final de 2022, não contém nenhuma regulamentação específica para criptomoedas.
Desenvolvimento e desafios do mercado
Bitcoin continua sendo a criptomoeda mais valiosa. No entanto, as autoridades do Vietname são muito cautelosas na regulamentação dos ativos criptográficos e têm uma visão diferenciada em comparação com outros países que consideram as criptomoedas como ativos tributáveis. O Banco Estatal do Vietname declarou em 2022 que as criptomoedas não são emitidas por bancos centrais. As medidas regulatórias fazem parte de uma estratégia mais ampla de implementação de padrões internacionais na área de supervisão financeira.
Um aspecto crucial do quadro regulamentar é a responsabilidade dos investidores. Os investidores que não conseguirem abrir uma conta e transferir os seus criptoativos dentro do prazo prescrito podem enfrentar multas que variam entre 100 e 200 milhões de VND (aproximadamente 4.200 a 8.400 euros). Estas várias medidas e regulamentos mostram que o Vietname está empenhado em criar diretrizes claras ao lidar com criptomoedas e ativos criptográficos.
Através da combinação de sanções e de um quadro jurídico que deverá ser finalizado até 2025, o Vietname pretende minimizar os riscos para os investidores e estabilizar o ecossistema financeiro do país. Os desenvolvimentos nesta área são de grande interesse para investidores locais e internacionais.
Para obter mais informações, leia a cobertura de Vietnã.vn bem como de vietnamnews.vn.