Vivid recebe licença MiCAR: começa a expansão na Alemanha e na Europa!
A Vivid é a primeira fintech a receber uma licença MiCAR para serviços de criptografia na UE e planeja expandir para Alemanha, França e Holanda.
Vivid recebe licença MiCAR: começa a expansão na Alemanha e na Europa!
A Vivid, uma empresa fintech fundada em Berlim, passou recentemente por um importante desenvolvimento no espaço regulamentado de criptomoedas. A obtenção da licença MiCAR (Regulamento de Mercados de Criptoativos) permite que a Vivid ofereça serviços de criptografia regulamentados em todos os 27 estados membros da União Europeia. Alto Cointelégrafo Este é um passo significativo, uma vez que a licença foi obtida através da sucursal holandesa Vivid Money B.V., que foi apoiada pelo regulador financeiro holandês AFM.
O Regulamento MiCAR, que entrará em pleno vigor no final de 2024, visa criar regras claras para os fornecedores de ativos digitais na UE. Antes da introdução deste novo regulamento, as empresas tinham de obter autorizações separadamente em cada país da UE. O MiCAR introduz um sistema de licenciamento uniforme, facilitando muito as operações internacionais para empresas como a Vivid. O regulador financeiro europeu, ESMA, coordena a implementação deste regulamento.
Expansão para Alemanha, França e Holanda
Até o momento, a oferta de criptografia da Vivid foi limitada apenas à Espanha e à Itália. Com a nova licença, a empresa planeia expandir os seus serviços noutros mercados importantes como Alemanha, França e Holanda a partir de julho de 2025. Neste contexto, o cofundador Alexander Emeshev sublinha que a licença visa construir confiança a longo prazo entre os clientes e posicionar a Vivid como um parceiro confiável para clientes privados e empresariais.
A Vivid permite a negociação de mais de 300 criptomoedas por meio de seu aplicativo. Os ativos são garantidos por um custodiante externo segurado. Outra vantagem para os usuários: o valor da venda é repassado diretamente para a conta à vista vinculada, o que garante rápida disponibilidade de recursos.
Novos serviços para empresas
Desde o início de 2024, a Vivid também introduziu uma conta de renda criptografada para pequenas e médias empresas (PMEs). Esses clientes empresariais podem gerar receita digital por meio de staking, sem prazo mínimo ou período de lock-up. A Vivid conquistou cerca de 30.000 novos clientes empresariais nos últimos doze meses. Para diversificar ainda mais as ofertas, foram desenvolvidos novos produtos, incluindo uma ferramenta digital para despesas de viagem, uma função de reembolso para trabalhadores independentes e empréstimos comerciais em cooperação com o Banxware, com o objetivo de permitir que as PME realizem facilmente as suas transações bancárias e invistam em ativos digitais.
Emeshev também destaca os aspectos de segurança, transparência e integridade dos serviços criptográficos da Vivid e enfatiza que a empresa é um dos poucos fornecedores europeus aprovados no âmbito do novo quadro regulamentar a nível da UE. Outras empresas, como a BitGo Europe GmbH, também receberam recentemente uma licença MiCA, sublinhando a tendência de regulamentação no setor criptográfico.