Mais de um terço das empresas planeiam cortes de empregos em 2025 – a crise está a alastrar!
Mais de um terço das empresas na Alemanha estão a planear cortes de empregos em 2025. A pesquisa económica mostra um clima empresarial pessimista.

Mais de um terço das empresas planeiam cortes de empregos em 2025 – a crise está a alastrar!
Um inquérito actual realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW) mostra um quadro preocupante da economia alemã. Alto Direito e política Mais de uma em cada três empresas planeia cortar postos de trabalho em 2025. O inquérito, realizado em Março e Abril de 2025 entre mais de 2.000 empresas, indica expectativas empresariais pessimistas.
Cerca de 35 por cento das empresas inquiridas afirmaram querer fazer investimentos inferiores aos de 2024. O clima negativo é particularmente visível na indústria e na construção, enquanto há uma ligeira esperança no sector dos serviços. Na primavera de 2025, o equilíbrio entre otimistas e pessimistas melhorou ligeiramente, mas permanece negativo. O chefe económico da IW, Michael Grömling, explica que a política aduaneira dos EUA sob o presidente Donald Trump está a impor um fardo significativo à indústria alemã, embora as regulamentações aduaneiras pouco claras ainda não estivessem em vigor no momento da pesquisa.
Cortes de empregos e planos de emprego
As empresas alemãs também enfrentam conflitos geopolíticos e uma economia global mais fraca, o que tem um impacto negativo na competitividade e nos negócios estrangeiros. Os elevados custos energéticos, regulamentares e laborais também contribuem para este fardo.