Os investidores comemoram a proposta dos EUA: as ações da Vestas estão subindo rapidamente!
Em 13 de maio de 2025, os investidores expressaram alívio com os desenvolvimentos atuais no setor energético dos EUA. Um novo projecto de lei para remover gradualmente os subsídios ao sector da energia verde é menos drástico do que se temia anteriormente. Os analistas estão otimistas com as propostas, o que tem impacto direto nos preços das ações. O fabricante dinamarquês de turbinas eólicas Vestas registou um aumento de mais de 14 por cento em Copenhaga. A portuguesa EDP Renováveis (EDPR) também aumentou nove por cento, enquanto as espanholas Acciona Energia e Solaria subiram cinco e três por cento. Os analistas do RBC observaram que os chamados “cenários de pior caso foram evitados”. Especialistas do JP Morgan avaliam...
Os investidores comemoram a proposta dos EUA: as ações da Vestas estão subindo rapidamente!
Em 13 de maio de 2025, os investidores expressaram alívio com os desenvolvimentos atuais no setor energético dos EUA. Um novo projecto de lei para remover gradualmente os subsídios ao sector da energia verde é menos drástico do que se temia anteriormente. Os analistas estão otimistas com as propostas, o que tem impacto direto nos preços das ações. O fabricante dinamarquês de turbinas eólicas Vestas registou um aumento de mais de 14 por cento em Copenhaga. A portuguesa EDP Renováveis (EDPR) também aumentou nove por cento, enquanto as espanholas Acciona Energia e Solaria subiram cinco e três por cento.
Os analistas do RBC observaram que os chamados “cenários de pior caso foram evitados”. Os especialistas do JP Morgan classificam as propostas para as empresas de energia renovável dos EUA como melhores do que o esperado. Embora as novas regras prevejam uma redução gradual dos créditos tributários, as perdas esperadas são menores do que se supunha anteriormente. Neste contexto, o mercado está otimista.
EDP Renováveis e Vestas assinam contrato
EDP Renováveis S.A. (EDPR), uma subsidiária de 77,5% da EDP, por sua vez, tem um acordo-quadro global de fornecimento com Vestas Wind Systems A/S assinado. O contrato cobre a entrega de até 2.100 MW de turbinas eólicas e representa uma base significativa para a empresa.
Ao abrigo deste contrato, foi estabelecida uma encomenda inicial de 1.500 MW, com entrega, instalação e comissionamento em 2011 e 2012. Existem também opções de encomenda de capacidade adicional até 600 MW, que pode ser exercida em 2010 e 2011. O acordo oferece à EDPR a flexibilidade para selecionar modelos e classes de turbinas eólicas para diferentes projetos e vem com um contrato de operação e manutenção por um período inicial de dois anos, que pode ser estendido até dez anos.
Importância estratégica para a EDP Renováveis
A EDPR acredita que este acordo lhes permitirá prosseguir os seus objetivos de crescimento de forma eficiente. A combinação de opções de pipeline de curto prazo e aquisições flexíveis é vista como crucial para o contrato estrategicamente importante. Esta medida permite à EDP Renováveis melhorar a gestão de riscos em termos de mercados, regulação e taxa de crescimento, o que é visto como um passo significativo na indústria.
Num outro segmento de mercado há ainda notícias da Vonovia, cujas ações caíram cerca de dois por cento no início do pregão de Frankfurt. A empresa planeia emitir 1,3 mil milhões de euros em obrigações convertíveis para financiar fins corporativos gerais e refinanciar dívidas.