Aviso para Shein: práticas comerciais ilegais descobertas!
Centro de aconselhamento ao consumidor alerta contra varejista chinês de moda barata Shein | Dinheiro – Práticas comerciais ilegais e violações das diretivas da UE. Agora vamos aos detalhes!

Aviso para Shein: práticas comerciais ilegais descobertas!
A Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) alertou o varejista online chinês Shein. O aviso foi emitido devido a práticas comerciais ilegais e violações da Lei de Serviços Digitais da UE. Isto proíbe designs manipulativos de plataformas online. Shein agora tem a oportunidade de emitir uma declaração de cessar e desistir e fazer os ajustes necessários.
Algumas das deficiências criticadas pelos defensores dos consumidores incluem níveis de descontos aparentemente arbitrários, falta de informação nas avaliações com estrelas e o fenómeno do greenwashing. Este último refere-se ao facto de Shein sugerir uma contribuição positiva para a protecção ambiental no que diz respeito à recolha de encomendas nas lojas, embora as plataformas dependam cada vez mais do transporte aéreo.
Vale ressaltar também que Shein ainda não respondeu ao pedido por escrito referente às denúncias. A VZBV deixa claro que o fornecedor chinês de fast fashion está enganando os consumidores e desrespeitando as regras de proteção ao consumidor. Ramona Pop, conselheira do VZBV, enfatiza a necessidade de Shein fazer os ajustes necessários para cumprir as exigências legais.
É importante notar que há já algum tempo que especialistas e associações de retalho apelam a ações mais duras contra os mercados chineses de baixo custo. O aplicativo de compras Temu também foi criticado por violações semelhantes. Temu contradisse as alegações e não emitiu uma declaração de cessar e desistir. Os defensores dos consumidores estão agora a examinar a possibilidade de mover uma ação judicial contra a plataforma de negociação.