Golpe atual: especialista financeiro alerta contra ligações da Amazon
De acordo com um relatório de www.amazon-watchblog.de, estão a aumentar os casos de chamadas fraudulentas em nome da Amazon, alegando que foi efectuado um pagamento de várias centenas de euros. Os chamadores pedem às vítimas que pressionem um botão para interromper a transação e depois as pressionam a efetuar os pagamentos. Uma abordagem semelhante também é adotada em nome do PayPal. Os perpetradores usam uma voz automatizada que afirma que um pagamento foi feito e pede aos destinatários que pressionem um botão para interromper a transação. Pessoas que fazem isso estão ligadas a criminosos que as utilizam para transferir dinheiro ou investir...

Golpe atual: especialista financeiro alerta contra ligações da Amazon
De acordo com um relatório de www.amazon-watchblog.de Há cada vez mais casos de chamadas fraudulentas em nome da Amazon alegando que foi efetuado um pagamento de várias centenas de euros. Os chamadores pedem às vítimas que pressionem um botão para interromper a transação e depois as pressionam a efetuar os pagamentos. Uma abordagem semelhante também é adotada em nome do PayPal.
Os perpetradores usam uma voz automatizada que afirma que um pagamento foi feito e pede aos destinatários que pressionem um botão para interromper a transação. As pessoas que fazem isso estão ligadas a criminosos que as pressionam a transferir dinheiro ou investir em criptomoedas. Não está claro como os criminosos obtiveram os números de telefone, mas acredita-se que tenham sido recolhidos em diretórios públicos ou obtidos através de fugas de dados.
O impacto desta fraude pode ser grave tanto para o mercado como para os consumidores. Empresas confiáveis como Amazon e PayPal podem sofrer perda de reputação devido a tais ligações fraudulentas. Os consumidores podem ficar inseguros e menos dispostos a fazer compras online ou a efetuar pagamentos através destas plataformas. Isto, por sua vez, poderia levar a uma perda de vendas para as empresas afetadas.
Portanto, é importante que os consumidores estejam cientes de tais fraudes e tomem as precauções adequadas. Caso receba ligações suspeitas, os afetados devem encerrar a ligação imediatamente e verificar suas transações apenas por meio de aplicativos ou sites oficiais. No caso de um pagamento não autorizado, você deve entrar em contato diretamente com o atendimento ao cliente ou com o seu banco. Também é aconselhável utilizar canais oficiais para verificar pagamentos e não revelar nenhuma informação pessoal.
A sensibilização para estas fraudes e a divulgação de informações sobre práticas de segurança podem ajudar a minimizar o risco de fraude e aumentar a confiança dos consumidores nas transações online.
Leia o artigo fonte em www.amazon-watchblog.de