Aumento do preço do CO2: centros de aconselhamento ao consumidor alertam contra a instalação de novo aquecimento a gás
De acordo com um relatório de www.welt.de, a UE planeia permitir apenas bombas de calor na instalação de novos sistemas de aquecimento a partir de 2029. Isto significaria que os sistemas de aquecimento a óleo e a gás deixariam de poder ser instalados na Alemanha a partir deste ponto. A Associação dos Centros de Aconselhamento ao Consumidor já alertou para o aumento dos preços do gás e do petróleo devido ao aumento do preço do CO2 para os combustíveis fósseis. O preço de uma tonelada de CO2 deverá aumentar 17 por cento, para 35 euros, em 2024, o que afetará os custos para o consumidor. Um aquecedor a gás produz cerca de 200 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilowatt-hora, o que equivale a um consumo de 10.000 quilowatts-hora...

Aumento do preço do CO2: centros de aconselhamento ao consumidor alertam contra a instalação de novo aquecimento a gás
De acordo com um relatório de www.welt.de, a UE planeia permitir apenas bombas de calor na instalação de novos sistemas de aquecimento a partir de 2029. Isto significaria que os sistemas de aquecimento a óleo e a gás deixariam de poder ser instalados na Alemanha a partir deste ponto. A Associação dos Centros de Aconselhamento ao Consumidor já alertou para o aumento dos preços do gás e do petróleo devido ao aumento do preço do CO2 para os combustíveis fósseis. O preço de uma tonelada de CO2 deverá aumentar 17 por cento, para 35 euros, em 2024, o que afetará os custos para o consumidor. Um aquecedor a gás produz cerca de 200 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilowatt-hora, o que equivale a cerca de duas toneladas de CO2 quando são consumidos 10.000 quilowatts-hora. Isto significaria uma sobretaxa de CO2 de 70 euros no próximo ano.
Os centros de aconselhamento ao consumidor salientaram que os preços dos sistemas de aquecimento aumentaram drasticamente na Alemanha nos últimos anos. O preço médio das bombas de calor ar-água passou de 20.000 euros em 2021 para 31.000 euros este ano, enquanto os sistemas de aquecimento a pellets aumentaram de preço de 27.000 para 37.000 euros no mesmo período. O preço de instalação de piso radiante a gás também aumentou de 6.000 para 10.000 euros.
Este aumento de preços deve-se tanto ao aumento dos custos de matérias-primas e energia como à elevada procura. Segundo Stefan Materne, do serviço de aconselhamento energético do centro de aconselhamento ao consumidor, as condições de mercado estão sobreaquecidas, o que pode levar a novos aumentos de preços. Se o novo regulamento da UE entrar em vigor, isso levará a um aumento da procura de sistemas de aquecimento alternativos, o que, por sua vez, poderá levar a novos aumentos de preços devido à oferta e à procura. Os consumidores devem, portanto, esperar aumentos de preços significativos quando instalam novos sistemas de aquecimento.
Leia o artigo fonte em www.welt.de