Cartões de débito Visa e Mastercard: problemas de aceitação e deficiências funcionais – alerta especialista financeiro
De acordo com um relatório de m.ariva.de, os proprietários de cartões de débito Visa e Mastercard na Alemanha relataram vários problemas com a aceitação dos seus cartões de pagamento. Os novos cartões de débito não foram aceitos, principalmente em lojas, hotéis, no exterior e no saque de dinheiro no caixa. Houve também problemas de aceitação com autoridades, clínicas, varejistas on-line e a TÜV. Os clientes queixaram-se também da falta de funcionalidades como a verificação da idade, a possibilidade de utilização do procedimento ChipTAN ou a abertura de portas para áreas de autoatendimento nos bancos. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) recebeu 1.745 “descrições de problemas” após uma ligação. Os problemas devem-se em parte à política de informação deficiente ou inadequada por parte dos bancos emissores...

Cartões de débito Visa e Mastercard: problemas de aceitação e deficiências funcionais – alerta especialista financeiro
De acordo com um relatório de m.ariva.de, os proprietários de cartões de débito Visa e Mastercard na Alemanha relataram numerosos problemas com a aceitação dos seus cartões de pagamento. Os novos cartões de débito não foram aceitos, principalmente em lojas, hotéis, no exterior e no saque de dinheiro no caixa. Houve também problemas de aceitação com autoridades, clínicas, varejistas on-line e a TÜV. Os clientes queixaram-se também da falta de funcionalidades como a verificação da idade, a possibilidade de utilização do procedimento ChipTAN ou a abertura de portas para áreas de autoatendimento nos bancos. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) recebeu 1.745 “descrições de problemas” após uma ligação.
Os problemas devem-se em parte a políticas de informação deficientes ou inadequadas por parte dos bancos emissores. Ao contrário do que afirmam os bancos, os cartões de débito Visa e Mastercard não combinam as funções de cheque e cartão de crédito. A Visa e a Mastercard, por outro lado, sublinham o aumento da sua aceitação na Alemanha e estão a trabalhar para garantir que os pequenos e micro-retalhistas também aceitem os cartões. As caixas económicas continuam a oferecer o Girocard e a combiná-lo com um cartão de débito Mastercard e Visa para dar aos seus clientes a oportunidade de pagar em qualquer lugar.
O impacto destas questões no mercado poderá significar que a distribuição e aceitação dos cartões de débito Visa e Mastercard na Alemanha serão dificultadas. Além disso, os consumidores afetados poderão perder a confiança nestes cartões de pagamento e procurar alternativas. Resta saber se os bancos e os fornecedores de cartões tomarão medidas para resolver os desafios descritos e melhorar a imagem dos seus cartões de débito. Isto poderia significar, por exemplo, investimentos na melhoria da aceitação em lojas de varejo, hotéis e outras instituições alemãs. Os clientes também poderiam esperar uma maior comunicação dos bancos para fornecer informações mais transparentes sobre a funcionalidade e aceitação do cartão de débito.
Leia o artigo fonte em m.ariva.de