O euro digital: oportunidades e desafios para os consumidores – especialista financeiro fornece informações
De acordo com um relatório de www.vzbv.de, a Comissão Europeia apresentou uma proposta legislativa para introduzir o euro digital em 28 de junho de 2023. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) saúda esta iniciativa, mas está empenhada em melhorias em termos de proteção de dados, supervisão e participação. O euro digital oferece a oportunidade de resolver o problema da falta de meios de pagamento digitais com as propriedades essenciais do anonimato, fiabilidade, acessibilidade e independência. Atualmente, os consumidores recorrem frequentemente a meios de pagamento privados quando não podem pagar em dinheiro. Isto conduz à dependência de alguns intervenientes não europeus, a normas baixas de proteção de dados e a custos elevados. Um euro digital, por outro lado, daria a todos os consumidores acesso a...

O euro digital: oportunidades e desafios para os consumidores – especialista financeiro fornece informações
De acordo com um relatório de www.vzbv.de, a Comissão Europeia apresentou uma proposta legislativa para introduzir o euro digital em 28 de junho de 2023. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) saúda esta iniciativa, mas está empenhada em melhorias em termos de proteção de dados, supervisão e participação.
O euro digital oferece a oportunidade de resolver o problema da falta de meios de pagamento digitais com as propriedades essenciais do anonimato, fiabilidade, acessibilidade e independência. Atualmente, os consumidores recorrem frequentemente a meios de pagamento privados quando não podem pagar em dinheiro. Isto conduz à dependência de alguns intervenientes não europeus, a normas baixas de proteção de dados e a custos elevados. Um euro digital, pelo contrário, daria a todos os consumidores acesso a transações de pagamento digital e garantiria um elevado nível de privacidade sem estar sujeito à primazia da obtenção de lucro.
A introdução do euro digital visa complementar o numerário e competir com os métodos de pagamento digital existentes. Estes são frequentemente caracterizados pela dependência acima mencionada, baixos padrões de proteção de dados e custos elevados. O vzbv, portanto, também saúda a proposta de regulamento da Comissão Europeia para fortalecer o dinheiro.
Os efeitos da introdução do euro digital podem ser diversos. Por um lado, os consumidores têm acesso a um método de pagamento digital seguro e gratuito. Isto poderia ter um impacto positivo no mercado, ao pressionar os concorrentes com custos mais elevados e menor proteção de dados. O euro digital também poderá reduzir a dependência de intervenientes não europeus e, assim, reforçar a soberania europeia.
No entanto, outros aspectos, como a protecção de dados, a supervisão e a participação, ainda precisam de ser melhorados. Se o euro digital tiver normas de proteção de dados inadequadas ou não tiver suficientemente em conta a participação democrática dos consumidores, os benefícios potenciais do euro digital poderão ser limitados.
Globalmente, porém, o euro digital oferece a oportunidade de tornar as transações de pagamento digital mais seguras, mais económicas e mais transparentes para os consumidores. Isto pode ter um impacto positivo no mercado e beneficiar os consumidores.
Fonte: De acordo com relatório da www.vzbv.de
Leia o artigo fonte em www.vzbv.de