O impacto do firmware desatualizado na segurança cibernética dos dispositivos IoT – novo estudo analisa 52 bilhões de dispositivos em todo o mundo.
De acordo com um relatório de www.all-about-security.de, um novo estudo realizado pela Fraunhofer ISI mostra que manter software e firmware atualizados em dispositivos IoT é um grande problema. Entre outubro de 2015 e o final de novembro de 2021, 52 mil milhões de dispositivos foram analisados através do motor de busca IoT Censys.io. Os resultados sugerem que a maioria dos dispositivos está instalada nos EUA, seguidos pela Alemanha, Rússia, Reino Unido, Japão e França. O tempo médio de firmware na Alemanha é de 689 dias, embora alguns dispositivos não recebam atualização há quase um ano. O estudo também mostra que a idade dos dispositivos aumentou em média 99 dias desde que o GDPR entrou em vigor,...

O impacto do firmware desatualizado na segurança cibernética dos dispositivos IoT – novo estudo analisa 52 bilhões de dispositivos em todo o mundo.
De acordo com um relatório de www.all-about-security.de, um novo estudo da Fraunhofer ISI mostra que manter software e firmware atualizados em dispositivos IoT é um grande problema. Entre outubro de 2015 e o final de novembro de 2021, 52 mil milhões de dispositivos foram analisados através do motor de busca IoT Censys.io. Os resultados sugerem que a maioria dos dispositivos está instalada nos EUA, seguidos pela Alemanha, Rússia, Reino Unido, Japão e França. O tempo médio de firmware na Alemanha é de 689 dias, embora alguns dispositivos não recebam atualização há quase um ano. O estudo também mostra que a idade dos dispositivos aumentou em média 99 dias desde que o GDPR entrou em vigor, o que é surpreendente dadas as regulamentações mais rígidas.
Esta análise levanta a questão de qual impacto estas descobertas poderiam ter nos fabricantes de dispositivos inteligentes. É óbvio que firmware desatualizado e falta de atualizações de software comprometem a segurança cibernética e causam problemas de privacidade. Isto poderia ter um impacto negativo no mercado, uma vez que os consumidores podem relutar em comprar dispositivos IoT se forem considerados vulneráveis a hackers. Os fabricantes enfrentam, portanto, o desafio de oferecer produtos IoT confiáveis e seguros para ganhar a confiança do consumidor.
É também importante que os reguladores façam recomendações aos fabricantes para garantir que os mecanismos de atualização sejam incorporados nos dispositivos e que as atualizações sejam consideradas parte da marcação CE como um pré-requisito para a entrada em serviço na Europa. Somente através dos esforços conjuntos de todas as partes interessadas – fabricantes, reguladores e consumidores – poderá ser criada uma infra-estrutura de TI mais segura.
Os resultados deste estudo devem servir como um alerta de que melhorar a atualização do software em dispositivos IoT é uma necessidade urgente para garantir a segurança cibernética e a proteção de dados. Os fabricantes devem tomar medidas adequadas para resolver este problema e aumentar a confiança dos consumidores nas tecnologias IoT.
Leia o artigo fonte em www.all-about-security.de