As melhores dicas para mudar de fornecedor de eletricidade e gás - de um especialista financeiro.
De acordo com um relatório de www.merkur.de, os defensores dos consumidores dizem que você deve verificar suas próprias tarifas de eletricidade e gás - e, se necessário, mudar para um fornecedor mais barato. Para os novos clientes, os preços da eletricidade em 2023 caíram significativamente em comparação com o ano anterior. A electricidade está actualmente disponível por menos de 30 cêntimos por quilowatt-hora, como informou a Agência de Imprensa Alemã (dpa) no final de Novembro. O preço do gás também é significativamente mais baixo do que no ano passado – com preços inferiores a 10 centavos por quilowatt-hora, de acordo com o portal do consumidor Finanztip. O Centro do Consumidor da Saxônia-Anhalt aconselha a verificação dos contratos de eletricidade e gás e a mudança de fornecedor, se necessário. O centro de aconselhamento ao consumidor afirma...

As melhores dicas para mudar de fornecedor de eletricidade e gás - de um especialista financeiro.
De acordo com um relatório de www.merkur.de,
De acordo com os defensores dos consumidores, deve verificar a sua própria tarifa de electricidade e gás - e, se necessário, mudar para um fornecedor mais barato. Para os novos clientes, os preços da eletricidade em 2023 caíram significativamente em comparação com o ano anterior. A electricidade está actualmente disponível por menos de 30 cêntimos por quilowatt-hora, como informou a Agência de Imprensa Alemã (dpa) no final de Novembro. O preço do gás também é significativamente mais baixo do que no ano passado – com preços inferiores a 10 centavos por quilowatt-hora, de acordo com o portal do consumidor Finanztip.
O Centro do Consumidor da Saxônia-Anhalt aconselha a verificação dos contratos de eletricidade e gás e a mudança de fornecedor, se necessário. O centro de aconselhamento ao consumidor dá a seguinte indicação: Qualquer pessoa que considere que o contrato actual é mais caro do que o limite de preço (que expira em breve) de 40 cêntimos por quilowatt-hora para a electricidade e mais de 12 cêntimos por quilowatt-hora para o gás deve rescindir o contrato o mais rapidamente possível. Os preços nos mercados grossistas estão atualmente a cair e vários fornecedores oferecem preços abaixo do preço máximo. Vale, portanto, a pena acabar com o serviço básico, muitas vezes caro, de acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor.
No entanto, a mudança de fornecedor não deve ser feita de ânimo leve. Primeiro, você deve verificar no seu contrato anterior as condições existentes. Os portais de comparação oferecem boas orientações, mas também vale a pena conversar com amigos e conhecidos sobre suas experiências. Além disso, muitos prestadores oferecem tarifas diferenciadas, para que os consumidores possam permanecer com o prestador quando mudarem de tarifário e ainda assim pouparem dinheiro. Também é aconselhável comprometer-se inicialmente com um ano e escolher uma tarifa com garantia de preço para evitar um possível primeiro aumento de preço após alguns meses. Tenha cuidado com os fornecedores de descontos cujas condições contratuais devem ser cuidadosamente verificadas com antecedência.
Segundo a Agência Federal de Redes, se quiser mudar, você tem um aviso prévio de duas semanas para o serviço básico. Quem tem contrato especial pode se desfazer dele com no máximo três meses de antecedência ao final do prazo. Se o contrato tiver sido prorrogado tacitamente após o término do prazo, o mesmo se aplica. Há também outro factor que é de grande importância para o preço da electricidade: especificamente, trata-se de um subsídio federal de mil milhões de dólares para taxas de rede que foi efectivamente planeado - mas que poderia ser cancelado como parte das poupanças na sequência da decisão orçamental, o que levaria a preços mais elevados da electricidade.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de