Tarifas dinâmicas de eletricidade: como os consumidores podem beneficiar de eletricidade barata
De acordo com um relatório de www.hna.de, cada vez mais consumidores beneficiam de tarifas de electricidade dinâmicas, que devem ser oferecidas por todos os fornecedores de electricidade até 2025. No entanto, de acordo com a Associação Federal de Organizações de Consumidores, muito poucos clientes ainda aproveitam esta opção. Um fornecedor chamado “Rabot Charge” publicou o seu relatório do mercado de electricidade num comunicado de imprensa, que mostra que os preços dinâmicos da electricidade oferecem potencial de poupança. O preço médio da eletricidade em setembro foi de 10,07 cêntimos por quilowatt-hora apenas para o preço de aquisição, ao qual devem ser adicionadas as sobretaxas legais. Incluindo IVA, o preço era de 27,5 ct/kWh. O preço médio da eletricidade que os alemães pagam foi de 39,6 ct/kWh para os clientes existentes e...

Tarifas dinâmicas de eletricidade: como os consumidores podem beneficiar de eletricidade barata
De acordo com um relatório de www.hna.de, cada vez mais consumidores beneficiam de tarifas de electricidade dinâmicas, que devem ser oferecidas por todos os fornecedores de electricidade até 2025. No entanto, de acordo com a Associação Federal das Organizações de Consumidores, muito poucos clientes ainda tiram partido desta opção. Um fornecedor chamado “Rabot Charge” publicou o seu relatório do mercado de electricidade num comunicado de imprensa, que mostra que os preços dinâmicos da electricidade oferecem potencial de poupança.
O preço médio da eletricidade em setembro foi de 10,07 cêntimos por quilowatt-hora apenas para o preço de aquisição, ao qual devem ser adicionadas as sobretaxas legais. Incluindo IVA, o preço era de 27,5 ct/kWh. O preço médio da electricidade que os alemães pagam foi de 39,6 cêntimos/kWh para os clientes existentes e 30,4 cêntimos/kWh para novos clientes.
O centro de aconselhamento ao consumidor recomenda comparar os preços da eletricidade e prestar atenção ao mercado de ações. Os clientes com tarifas dinâmicas poderiam transferir o seu consumo de eletricidade para fases de preços baixos na bolsa de eletricidade, a fim de poupar custos. Em alguns casos, o preço da electricidade é mesmo inferior a zero ou pelo menos inferior a 10 cêntimos/kWh.
A introdução de tarifas dinâmicas de electricidade poderia, portanto, ajudar os consumidores a reduzir os seus custos de electricidade, adaptando o seu consumo às flutuações de preços. Isto tem o potencial de tornar a procura mais flexível e utilizar a rede elétrica de forma mais uniforme. O impacto no mercado da electricidade poderá, portanto, ser uma maior transparência do mercado e uma maior orientação para o cliente por parte dos fornecedores. Os consumidores poderiam beneficiar de preços mais baixos fora dos horários de pico e contribuir para uma utilização mais eficiente da energia em geral.
Leia o artigo fonte em www.hna.de