Aconselhamento energético na Turíngia: ainda está disponível ajuda gratuita para reduzir os custos de eletricidade e aquecimento
De acordo com um relatório de www.merkur.de, os consumidores da Turíngia também poderão receber aconselhamento energético gratuito em 2024. Este serviço, que existe desde 2019, continua a ser financiado pelos governos federal e estadual. O aconselhamento é fornecido pelo centro de aconselhamento ao consumidor e abrange tópicos como poupança de energia e custos de vida, bem como opções para renovações ou conversões energeticamente eficientes. O objetivo é abastecer cada vez mais edifícios residenciais com energia tão neutra quanto possível para o clima. Os consultores energéticos dos centros de aconselhamento ao consumidor oferecem os seus serviços em 27 centros de aconselhamento em toda a Turíngia e realizaram um total de cerca de 2.600 consultas em 2023. O estado apoia o aconselhamento energético com cerca de 40.000 euros anualmente, a fim de cobrir a contribuição pessoal de quem procura aconselhamento...

Aconselhamento energético na Turíngia: ainda está disponível ajuda gratuita para reduzir os custos de eletricidade e aquecimento
De acordo com um relatório de www.merkur.de, Os consumidores da Turíngia também podem receber aconselhamento energético gratuito em 2024. Este serviço, que existe desde 2019, continua a ser financiado pelos governos federal e estadual. O aconselhamento é fornecido pelo centro de aconselhamento ao consumidor e abrange tópicos como poupança de energia e custos de vida, bem como opções para renovações ou conversões energeticamente eficientes. O objetivo é abastecer cada vez mais edifícios residenciais com energia tão neutra quanto possível para o clima.
Os consultores energéticos dos centros de aconselhamento ao consumidor oferecem os seus serviços em 27 centros de aconselhamento em toda a Turíngia e realizaram um total de cerca de 2.600 consultas em 2023. O estado apoia o aconselhamento energético com cerca de 40.000 euros anuais para cobrir a contribuição própria de quem procura aconselhamento, enquanto o Ministério Federal da Economia financia o aconselhamento com cerca de 200.000 euros.
Graças às otimizações energéticas já feitas, só em 2023 serão emitidas mais de 50.000 toneladas a menos de dióxido de carbono. De acordo com a Lei Climática da Turíngia, em vigor há cinco anos, o parque imobiliário do Estado Livre deverá ser abastecido com energia de uma forma quase neutra para o clima até 2050, uma vez que cerca de um terço do consumo total de energia provém de edifícios residenciais.
Este aconselhamento energético gratuito pode ter um impacto positivo no mercado e nos consumidores. Ao promover renovações energeticamente eficientes e um fornecimento de energia com impacto neutro no clima, espera-se que a procura de produtos e serviços correspondentes aumente. Ao mesmo tempo, isto poderia levar a uma imagem positiva dos centros de aconselhamento ao consumidor, o que, por sua vez, poderia gerar mais confiança e interesse por parte dos consumidores. Globalmente, esta iniciativa também contribui para alcançar os objetivos climáticos.
É importante que os consumidores estejam conscientes desta oportunidade para que possam participar ativamente na redução do seu consumo de energia e beneficiar dos benefícios financeiros do aconselhamento gratuito.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de