Enormes diferenças de preços para aquecimento urbano: mercado não transparente perturba os consumidores
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, atualmente há demanda por um local quente. Por exemplo, aquecendo com aquecimento urbano. Isto é considerado confortável e ecológico. Infelizmente, os preços para os consumidores no mercado do aquecimento urbano são completamente opacos. Isso significa que em alguns lugares você terá que pagar o dobro do que em outros lugares. Os preços do aquecimento urbano na Alemanha variam significativamente de região para região. Por exemplo, os agregados familiares com habitações unifamiliares na maior rede de aquecimento de Colónia pagaram efectivamente 27 cêntimos no terceiro trimestre de 2023, mais do dobro do que na maior rede de Halle (Saale) com 12 cêntimos. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) concluiu isso com base em...

Enormes diferenças de preços para aquecimento urbano: mercado não transparente perturba os consumidores
De acordo com um relatório de www.n-tv.de,
Atualmente é necessário um local quente. Por exemplo, aquecendo com aquecimento urbano. Isto é considerado confortável e ecológico. Infelizmente, os preços para os consumidores no mercado do aquecimento urbano são completamente opacos. Isso significa que em alguns lugares você terá que pagar o dobro do que em outros lugares.
Os preços do aquecimento urbano na Alemanha variam significativamente de região para região. Por exemplo, os agregados familiares com habitações unifamiliares na maior rede de aquecimento de Colónia pagaram efectivamente 27 cêntimos no terceiro trimestre de 2023, mais do dobro do que na maior rede de Halle (Saale) com 12 cêntimos. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) determinou isso com base em um estudo de dados de preços de 31 redes de aquecimento urbano. O preço efetivo por quilowatt-hora numa casa unifamiliar típica na rede de aquecimento urbano examinada em Erfurt caiu de 36 cêntimos no primeiro trimestre para 20 cêntimos no terceiro trimestre de 2023. Na rede examinada em Hanôver, no entanto, o preço efetivo por quilowatt-hora aumentou de 13 para 19 cêntimos durante o mesmo período.
O aquecimento urbano obtido também pode explicar as diferenças de preços. Se um fornecedor opera várias redes de aquecimento urbano, cada área da rede tem frequentemente um preço diferente, o que pode até levar a preços diferentes dentro da mesma cidade. Devido à falta de opções de comparação, os clientes do aquecimento urbano têm atualmente dificuldade em avaliar se o preço do calor numa rede é alto ou baixo. Isto será particularmente relevante no futuro, quando cada vez mais consumidores tiverem de substituir um sistema de aquecimento a óleo ou a gás defeituoso, de acordo com os requisitos da nova lei do aquecimento.
Do ponto de vista do VZBV, o mercado de aquecimento urbano na Alemanha ainda é pouco transparente para os consumidores. A observação do mercado pelos defensores dos consumidores tem recolhido trimestralmente desde janeiro de 2023 dados sobre preços de 31 redes de aquecimento urbano de toda a Alemanha. Os preços do aquecimento urbano consistem geralmente no preço de trabalho em cêntimos por quilowatt-hora e no preço básico por quilowatt de energia ligada. De acordo com os centros de aconselhamento ao consumidor, o preço médio do aquecimento urbano por quilowatt-hora ronda actualmente os 16 cêntimos, mas pode haver desvios significativos para cima e para baixo. Atualmente, novos clientes podem assinar contratos de gás por cerca de 10 centavos por quilowatt-hora; o fornecimento básico recentemente foi em média de 16 centavos.
A falta de transparência e a falta de oportunidade para mudar de fornecedor significam que os clientes do aquecimento urbano têm uma grande incerteza relativamente aos preços e serviços. Isto pode ter um impacto no mercado, com os consumidores a procurarem cada vez mais opções alternativas de aquecimento ou a exigirem medidas políticas para regular os preços do aquecimento urbano.
Leia o artigo original em www.n-tv.de