Reembolso Eventim: modelo de ação declaratória de defensores dos consumidores contra líderes de mercado
De acordo com um relatório de www.merkur.de, um processo judicial atual diz respeito à questão de saber se os consumidores têm direito ao reembolso do preço total do bilhete após o cancelamento de um concerto. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) entrou com uma ação declaratória modelo contra o fornecedor de ingressos Eventim junto ao Supremo Tribunal da Baviera em dezembro de 2022. Os consumidores afetados podem ingressar na ação desde 9 de fevereiro. A Eventim é líder de mercado na venda de ingressos para eventos e muitas vezes é contratada pelos organizadores de eventos para reverter a compra de ingressos para eventos cancelados. No entanto, a Eventim muitas vezes retém componentes de preço individuais, como a taxa de reserva. Muitos consumidores queixaram-se deste facto aos centros de aconselhamento ao consumidor. …

Reembolso Eventim: modelo de ação declaratória de defensores dos consumidores contra líderes de mercado
De acordo com um relatório de www.merkur.de, um processo judicial atual diz respeito à questão de saber se os consumidores têm direito ao reembolso do preço total do bilhete após o cancelamento de um concerto. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) entrou com uma ação declaratória modelo contra o fornecedor de ingressos Eventim junto ao Supremo Tribunal da Baviera em dezembro de 2022. Os consumidores afetados podem ingressar na ação desde 9 de fevereiro.
A Eventim é líder de mercado na venda de ingressos para eventos e muitas vezes é contratada pelos organizadores de eventos para reverter a compra de ingressos para eventos cancelados. No entanto, a Eventim muitas vezes retém componentes de preço individuais, como a taxa de reserva. Muitos consumidores queixaram-se deste facto aos centros de aconselhamento ao consumidor.
Porém, segundo o vzbv, a Eventim é obrigada a reembolsar o valor integral do ingresso. O objetivo do modelo de ação declaratória é esclarecer esta reclamação em tribunal. Até o momento, mais de 1.500 pessoas já deram entrada no registro da ação, indicando que a ação está gerando grande interesse entre os consumidores afetados.
Conforme informa www.merkur.de, a Eventim considera a ação infundada. Em decisão de junho de 2021, o Tribunal Regional de Munique determinou que os compradores de bilhetes não têm direito a reembolso da Eventim em caso de cancelamentos ou adiamentos. Acórdãos semelhantes também foram proferidos pelo Tribunal Regional de Bremen e pelo Tribunal Federal de Justiça. Eventim planeja rejeitar o modelo de ação declaratória.
Os defensores do consumidor veem o caso de forma diferente, principalmente no que diz respeito à decisão do Tribunal de Justiça Federal de 13 de julho de 2022. Lá, o pedido contra a Eventim de reembolso do preço do ingresso foi rejeitado caso o evento fosse cancelado devido à pandemia corona e o consumidor recebesse um voucher em vez do pagamento. No entanto, o processo atual envolve casos em que os consumidores receberam o pagamento, mas não integralmente.
O impacto deste modelo de ação declaratória pode ser significativo. Caso o tribunal decida a favor do consumidor e obrigue a Eventim a reembolsar o valor integral do bilhete, isso poderá levar a um ajuste no processo de devolução não só na Eventim, mas também em outros fornecedores de bilhetes. Os consumidores teriam então direito ao reembolso da totalidade do preço de compra, incluindo quaisquer taxas. Isto poderia levar a uma maior proteção dos consumidores durante eventos cancelados.
Fonte: De acordo com relatório de www.merkur.de, 6 de março de 2023, 17h21, Markus Hofstetter.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de