Especialista alerta para o aumento dos preços do CO2 para aquecimento a gás e óleo - considere alternativas para reduzir custos.
De acordo com um relatório de www.swr.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam contra a compra de um novo aquecedor a gás e salientam que um novo aquecedor a óleo também não é uma alternativa sensata. Isto porque o aumento dos preços do CO2, tanto para o óleo de aquecimento como para o gás natural, conduzirá a um aumento global dos preços nos próximos anos. O especialista em energia Hans Weinreuter, do Centro do Consumidor da Renânia-Palatinado, recomenda considerar alternativas como bombas de calor, aquecimento a pellets ou aquecimento urbano. Comprar uma bomba de calor pode parecer caro à primeira vista, mas uma análise cuidadosa mostra que ainda pode valer a pena durante um período de 20 ou 30 anos. Atualmente o…

Especialista alerta para o aumento dos preços do CO2 para aquecimento a gás e óleo - considere alternativas para reduzir custos.
De acordo com um relatório de www.swr.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam contra a compra de um novo aquecedor a gás e salientam que um novo aquecedor a óleo também não é uma alternativa sensata. Isto porque o aumento dos preços do CO2, tanto para o óleo de aquecimento como para o gás natural, conduzirá a um aumento global dos preços nos próximos anos. O especialista em energia Hans Weinreuter, do Centro do Consumidor da Renânia-Palatinado, recomenda considerar alternativas como bombas de calor, aquecimento a pellets ou aquecimento urbano.
Comprar uma bomba de calor pode parecer caro à primeira vista, mas uma análise cuidadosa mostra que ainda pode valer a pena durante um período de 20 ou 30 anos. As capacidades de produção dos fabricantes de bombas de calor estão actualmente a aumentar, o que está a conduzir à queda dos preços. Além disso, o governo federal anunciou melhorias significativas no financiamento a partir do próximo ano, que beneficiarão as famílias de baixa renda. Com um rendimento familiar inferior a 40.000 euros, pode esperar um financiamento de 70 por cento. Isto permite compensar as diferenças de preço nos custos de investimento entre o aquecimento a gás ou óleo e uma bomba de calor.
Prevê-se, portanto, que o mercado dos sistemas de aquecimento mude drasticamente. A procura de bombas de calor aumentará, enquanto a procura de aquecimento a gás e a óleo diminuirá. Isto poderá ter um impacto nos preços dos diferentes sistemas de aquecimento e também influenciar a disponibilidade de bombas de calor.
Resta, portanto, saber como se desenvolverá o mercado dos sistemas de aquecimento e qual o impacto que o aumento dos preços do CO2 e os subsídios do governo federal terão nas decisões dos consumidores.
O centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia-Palatinado fornece informações e conselhos sobre o tema da crise energética na sua página inicial.
Leia o artigo fonte em www.swr.de