Aumentos dos preços do aquecimento urbano: Ilegal e abusivo - os defensores dos consumidores estão processando
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, os defensores dos consumidores entraram com ações judiciais coletivas contra os fornecedores de aquecimento urbano Eon e Hansewerk Natur, alegando que os seus aumentos de preços nos últimos anos foram ilegais. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) gostaria de usar essas ações judiciais para obter reembolso para os consumidores afetados. Os defensores dos consumidores afirmam que os aumentos de preços das duas empresas após 2020 são ineficazes porque as cláusulas de alteração de preços não cumprem os requisitos legais. Um exemplo dado são os preços Eon na área de abastecimento de Erkrath-Hochdahl, na Renânia do Norte-Vestfália, onde o preço bruto de trabalho foi aumentado de 6,18 centavos por quilowatt-hora em 2020 para 23,24 centavos por quilowatt-hora em 2022. O…

Aumentos dos preços do aquecimento urbano: Ilegal e abusivo - os defensores dos consumidores estão processando
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Os defensores dos consumidores entraram com ações judiciais coletivas contra os fornecedores de aquecimento urbano Eon e Hansewerk Natur, alegando que os seus aumentos de preços nos últimos anos foram ilegais. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) gostaria de usar essas ações judiciais para obter reembolso para os consumidores afetados.
Os defensores dos consumidores afirmam que os aumentos de preços das duas empresas após 2020 são ineficazes porque as cláusulas de alteração de preços não cumprem os requisitos legais. Um exemplo dado são os preços Eon na área de abastecimento de Erkrath-Hochdahl, na Renânia do Norte-Vestefália, onde o preço bruto de trabalho aumentou de 6,18 cêntimos por quilowatt-hora em 2020 para 23,24 cêntimos por quilowatt-hora em 2022.
As empresas Eon e Hansewerk Natur rejeitaram as acusações e defenderam os seus preços como justos e transparentes. Explicaram que os seus preços seguiam os requisitos legais e foram ajustados aos custos e à evolução do mercado.
É importante notar que o Gabinete Federal de Cartéis também tomou conhecimento dos aumentos de preços praticados pelos fornecedores de aquecimento urbano e abriu processos de abuso contra seis empresas por suspeita de aumentos excessivos.
As ações judiciais e os processos de abuso do Cartel Office poderão ter um impacto significativo no mercado, em especial nos preços do aquecimento urbano e nos direitos dos consumidores. Os clientes poderão receber um reembolso se as ações coletivas forem válidas. Além disso, se o órgão responsável pelo cartel concluir que os aumentos de preços foram ilegais, poderá tomar medidas contra as empresas em causa.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de