Especialista financeiro revela: Aumentos de preços ocultos de marcas conhecidas – o que os consumidores precisam saber
De acordo com um relatório de rp-online.de, as gomas de iogurte da Katjes, o Tuc Bake Rolls da Mondelez, um chocolate de maçapão da Aldi, um enxaguatório bucal da Johnson & Johnson e o sorvete Oreo da Froneri foram indicados como candidatos para o “pacote enganoso do ano”. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo queixou-se de que a Katjes reduziu o conteúdo das suas gomas de iogurte, mas manteve o preço inalterado, o que levou a um aumento oculto de preços de 14 por cento. Da mesma forma, a Mondelez reduziu o conteúdo dos seus Tuc Bake Rolls de 250 gramas para 150 gramas e aumentou o preço, representando um aumento de 127 por cento no preço. Aldi e Johnson & Johnson também foram criticadas por...

Especialista financeiro revela: Aumentos de preços ocultos de marcas conhecidas – o que os consumidores precisam saber
De acordo com um relatório de rp-online.de, as gomas de iogurte da Katjes, os Tuc Bake Rolls da Mondelez, um chocolate de maçapão da Aldi, um enxaguatório bucal da Johnson & Johnson e os picolés Oreo da Froneri foram indicados como candidatos ao “pacote enganoso do ano”.
O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo queixou-se de que a Katjes reduziu o conteúdo das suas gomas de iogurte, mas manteve o preço inalterado, o que levou a um aumento oculto de preços de 14 por cento. Da mesma forma, a Mondelez reduziu o conteúdo dos seus Tuc Bake Rolls de 250 gramas para 150 gramas e aumentou o preço, representando um aumento de 127 por cento no preço. A Aldi e a Johnson & Johnson também foram criticadas por reduzirem o conteúdo dos seus produtos sem ajustar o preço em conformidade.
Estas “práticas de redução” podem ter um impacto significativo no mercado e nos consumidores. Por um lado, conduzem a um aumento oculto de preços, uma vez que os consumidores recebem menos produtos pelo mesmo preço. A longo prazo, isto pode levar à perda de confiança nas marcas afetadas, pois os consumidores sentem que estão a ser enganados. Por outro lado, a redução do conteúdo leva a mais resíduos de embalagens e, portanto, prejudica o meio ambiente. As empresas devem, portanto, ser mais transparentes nos seus ajustamentos de preços, a fim de não perderem a confiança dos consumidores.
Globalmente, a nomeação destes produtos mostra que o centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo monitoriza criticamente as práticas das empresas e protege os direitos dos consumidores. O resultado da votação do “Pacote Enganoso do Ano” será publicado no dia 23 de janeiro, e resta saber qual produto ganhará o título.
Leia o artigo fonte em rp-online.de