O especialista financeiro explica: O que significa o dinheiro climático no acordo de coligação de semáforos?
De acordo com um relatório de www.rnz.de, o centro de aconselhamento ao consumidor exige dinheiro climático de 139 euros por cidadão. O pano de fundo é o peso dos elevados preços da energia devido ao preço do CO2 do gás, petróleo e combustível. A implementação deste dinheiro climático poderia ter os seguintes efeitos: Por um lado, os consumidores seriam aliviados dos encargos financeiros e teriam mais flexibilidade nos seus orçamentos. Isto poderia levar a uma maior procura de outros bens e serviços, o que por sua vez poderia estimular a economia. Por outro lado, isto poderia levar a um alívio para as famílias de baixos rendimentos, que sofrem particularmente com os elevados preços da energia. No entanto, os custos do dinheiro climático teriam de ser cobertos de algum lugar, o que...

O especialista financeiro explica: O que significa o dinheiro climático no acordo de coligação de semáforos?
De acordo com um relatório de www.rnz.de, o centro de aconselhamento ao consumidor apela a um dinheiro climático de 139 euros por cidadão. O pano de fundo é o peso dos elevados preços da energia devido ao preço do CO2 do gás, petróleo e combustível.
A implementação deste dinheiro climático poderia ter os seguintes efeitos: Por um lado, os consumidores seriam aliviados dos encargos financeiros e teriam mais flexibilidade nos seus orçamentos. Isto poderia levar a uma maior procura de outros bens e serviços, o que por sua vez poderia estimular a economia. Por outro lado, isto poderia levar a um alívio para as famílias de baixos rendimentos, que sofrem particularmente com os elevados preços da energia.
No entanto, os custos do dinheiro climático teriam de ser cobertos a partir de algum lugar, o que poderia potencialmente levar ao aumento de impostos ou outros encargos. Há ainda que ter em conta que os 139 euros por cidadão representam um montante significativo para o orçamento do Estado e devem, por isso, ser calculados e planeados com precisão para evitar efeitos negativos.
Leia o artigo fonte em www.rnz.de