Especialista financeiro examina modelo bem-sucedido de localização de lojas falsas: centros de aconselhamento ao consumidor identificam mais de 50.000 lojas falsas. É difícil distinguir entre lojas reais e falsas, diz Oliver Havlat. Como funciona a ferramenta?
De acordo com um relatório do supertipp-online.de, o localizador de lojas falsas é um modelo de sucesso para o centro de aconselhamento ao consumidor. Desde o seu lançamento, há cerca de um ano, a ferramenta examinou mais de 1,3 milhões de websites e identificou mais de 50.000 lojas falsas. Nos últimos 12 meses, a ferramenta foi usada em média mais de 4.000 vezes por dia. As lojas falsas têm sido um problema desde o início do comércio online, mas o seu número aumentou nos últimos anos, à medida que métodos cada vez mais avançados tecnologicamente são usados para criar ofertas enganosamente genuínas. Isto torna cada vez mais difícil para os consumidores distinguirem lojas reais de lojas falsas na Internet, e se...

Especialista financeiro examina modelo bem-sucedido de localização de lojas falsas: centros de aconselhamento ao consumidor identificam mais de 50.000 lojas falsas. É difícil distinguir entre lojas reais e falsas, diz Oliver Havlat. Como funciona a ferramenta?
De acordo com um relatório do supertipp-online.de, o localizador de lojas falsas é um modelo de sucesso para o centro de aconselhamento ao consumidor. Desde o seu lançamento, há cerca de um ano, a ferramenta examinou mais de 1,3 milhões de websites e identificou mais de 50.000 lojas falsas. Nos últimos 12 meses, a ferramenta foi usada em média mais de 4.000 vezes por dia. As lojas falsas têm sido um problema desde o início do comércio online, mas o seu número aumentou nos últimos anos, à medida que métodos cada vez mais avançados tecnologicamente são usados para criar ofertas enganosamente genuínas. Isto torna cada vez mais difícil para os consumidores distinguirem lojas reais de lojas falsas na Internet e, se caírem numa loja falsa, têm muitas vezes dificuldade em recuperar o seu dinheiro, uma vez que os operadores estão muitas vezes sediados fora da Europa.
O localizador de lojas falsas analisa de forma totalmente automática várias características da página da loja, como as informações do aviso legal, e compara-as com outras informações, como a inscrição no registo comercial. Tudo isso é usado para calcular a probabilidade de se tratar de uma loja falsa ou não. Os consumidores poderiam verificar manualmente usando esses dados, mas o esforço seria incomparavelmente grande, especialmente porque o localizador de lojas falsas também inclui dados que não podem ser vistos a olho nu, como anomalias no código-fonte do site.
O enorme aumento de lojas falsas e o desenvolvimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial para a sua criação, significam que o localizador de lojas falsas necessita de ser continuamente desenvolvido. Com operações e desenvolvimento contínuos, os centros de consumo da Baviera, Baden-Württemberg, Berlim, Baixa Saxónia e Saxónia-Anhalt também participam agora no projecto, apoiados pelos seus respectivos ministérios de estado.
CSS e HTML foram utilizados para estruturar o texto em seções e melhorar a legibilidade.
Leia o artigo fonte em supertipp-online.de