Em 1º de abril, a Associação de Transporte Berlin Brandenburg (VBB) aumentou os preços dos ingressos. Quem ainda tiver um bilhete em papel antigo deverá utilizá-lo até o final de setembro – ou trocá-lo por um novo. De acordo com os centros de aconselhamento ao consumidor de Berlim e Brandemburgo, os bilhetes antigos só são válidos durante seis meses após a introdução das novas tarifas.
Eles criticam este prazo como muito curto. “Outras associações de transportes regulam as transições para as bolsas após aumentos de preços ao longo de vários anos”, afirmaram as associações. De acordo com a informação, soluções mais amigas do consumidor também se aplicam a outras indústrias. “Por exemplo, os vouchers geralmente perdem a validade após três anos – a partir do final do ano em que o voucher foi emitido.”
Anzeige | Zum Weiterlesen scrollen
A redução do período de validade dos bilhetes em papel antigos na sequência de aumentos de preços pode ter um impacto significativo no mercado e nos consumidores. Por um lado, isto pode levar a um aumento de multidões nos pontos de venda e nas máquinas de bilhetes, uma vez que muitos utilizadores são obrigados a trocar os seus bilhetes antigos em tempo útil. Isto pode levar a tempos de espera mais longos, à insatisfação dos passageiros e a um aumento nas necessidades de atendimento ao cliente.
Por outro lado, o período de validade reduzido pode afectar a fidelização dos clientes e levar à perda de confiança no sistema tarifário da associação de transportes. Os consumidores que se sentem desfavorecidos podem procurar modos de transporte alternativos ou mesmo utilizar os transportes públicos com menos frequência.
Resta saber se a Associação de Transportes de Berlim Brandenburg responderá às críticas e fará alterações no período de transição para a troca de bilhetes em papel antigos, a fim de mitigar o impacto no mercado e nos consumidores.