Especialista financeiro alerta: como se proteger de ligações fraudulentas e contratos indesejados
De acordo com um relatório de www.infranken.de, o centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia do Norte-Vestfália está preocupado com as tentativas crescentes de fraudadores de roubar dinheiro das pessoas por telefone. Os idosos, em particular, são um alvo popular. O centro de aconselhamento ao consumidor alerta contra responder “sim” a perguntas gerais, pois os fraudadores podem posteriormente usar esse “sim” para celebrar supostos contratos e fazer exigências de pagamento. Do ponto de vista jurídico, está estipulado que um contrato a termo só pode ter início com a aprovação de um resumo escrito. Isto significa que já não é possível celebrar um contrato com um simples “sim”. Afetados incluem contratos de energia, contratos de internet, telefone e telefonia móvel, contratos de participação em...

Especialista financeiro alerta: como se proteger de ligações fraudulentas e contratos indesejados
De acordo com um relatório de www.infranken.de, o centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia do Norte-Vestfália está preocupado com as tentativas crescentes de fraudadores de roubar dinheiro das pessoas por telefone. Os idosos, em particular, são um alvo popular. O centro de aconselhamento ao consumidor alerta contra responder “sim” a perguntas gerais, pois os fraudadores podem posteriormente usar esse “sim” para celebrar supostos contratos e fazer exigências de pagamento.
Do ponto de vista jurídico, está estipulado que um contrato a termo só pode ter início com a aprovação de um resumo escrito. Isto significa que já não é possível celebrar um contrato com um simples “sim”. Afetados incluem contratos de energia, contratos de internet, telefonia e telefonia móvel, contratos de participação em concursos e contratos com loterias.
No caso de celebração indesejada de um contrato por telefone, as reclamações deverão ser rejeitadas e a Agência Federal de Redes informada. Sob nenhuma circunstância as contas devem ser pagas. O centro de aconselhamento ao consumidor oferece modelos de cartas de apoio.
É importante estar ciente de que os golpistas estão constantemente desenvolvendo novas táticas para enganar os consumidores. É, portanto, responsabilidade dos consumidores estarem vigilantes e informados sobre os seus direitos e proteções. Neste caso, um idoso da Baixa Francónia mostra como enganar os fraudadores ao telefone e foi até homenageado com a Medalha de Mérito da Baviera por isso.
Estes desenvolvimentos poderão ter impacto no mercado, com os contratos telefónicos a serem monitorizados e regulamentados de forma mais rigorosa no futuro. Os consumidores poderiam tornar-se cada vez mais conscientes e mais conscientes dos seus direitos em tais situações. Isto também poderia aumentar a confiança nos contratos telefónicos se as tentativas de fraude forem melhor combatidas.
Continua a ser importante que os consumidores se informem sobre esses métodos de fraude e conheçam os seus direitos, a fim de se protegerem eficazmente contra eles.
Leia o artigo fonte em www.infranken.de