Especialista financeiro alerta: Muitos clientes pagam descontos demasiado elevados no gás e na electricidade
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, o travão ao preço da energia já entrou em vigor, mas muitos consumidores ainda aguardam que os seus fornecedores de energia recalculem os seus descontos no gás ou na electricidade. Os descontos costumam ser muito altos. Holgerschneidewindt, do Centro do Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália, comenta o assunto em uma entrevista. Segundo Schneidewindt, a maior parte dos casos com que os consultores do centro de aconselhamento ao consumidor se deparam devem-se ao facto de as cartas informativas dos fornecedores de energia sobre o valor e cálculo das deduções não terem sido enviadas em tempo útil. Quando os consumidores recebem uma carta, muitas vezes têm a impressão de que algo está errado porque os descontos...

Especialista financeiro alerta: Muitos clientes pagam descontos demasiado elevados no gás e na electricidade
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, o travão ao preço da energia já entrou em vigor, mas muitos consumidores ainda aguardam que os seus fornecedores de energia recalculem os seus descontos no gás ou na electricidade. Os descontos costumam ser muito altos. Holgerschneidewindt, do Centro do Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália, comenta o assunto em uma entrevista.
Segundo Schneidewindt, a maior parte dos casos com que os consultores do centro de aconselhamento ao consumidor se deparam devem-se ao facto de as cartas informativas dos fornecedores de energia sobre o valor e cálculo das deduções não terem sido enviadas em tempo útil. Quando os consumidores recebem uma carta, têm muitas vezes a impressão de que algo está errado porque as deduções não diminuíram suficientemente ou são ainda mais elevadas do que antes. Em alguns casos, as empresas de serviços públicos exigem descontos significativamente mais elevados do que antes. Isto leva a situações alarmantes para os consumidores.
Segundo toschneidewindt, os fornecedores de energia são responsáveis por recalcular a altura de dedução e possuem todos os dados e informações necessários para tal. No entanto, se os consumidores perceberem que algo está errado, deverão contactar o seu fornecedor e pedir-lhes que recalculem as deduções. Especialmente nos casos em que os descontos aumentaram significativamente, os consumidores devem perguntar por que razão isto acontece. Espera-se que os descontos diminuam, e não aumentem.
O perito manifesta a suspeita de que os fornecedores de energia possam estar a incluir reclamações inadmissíveis nos adiantamentos. No entanto, não é responsabilidade dos consumidores fazer suposições ou realizar pesquisas para determinar a causa de descontos elevados. Em vez disso, os fornecedores de energia deveriam informar os consumidores sobre o montante e o cálculo dos descontos.
Para se defenderem de faturas ou descontos não autorizados, a Schneidewindt aconselha os consumidores a investirem um pouco mais de tempo e energia. Deverá consultar atentamente a carta informativa sobre a implementação do limite máximo do preço da energia e, em caso de dúvida, consultar os centros de aconselhamento ao consumidor. Se os consumidores perceberem que algo está errado, podem contactar o seu fornecedor de energia e pedir uma explicação. Se houver erros claros, você também deve comunicar isso claramente. É importante estabelecer um diálogo com o fornecedor de energia.
No que diz respeito à evolução das tarifas da electricidade e do gás,schneidewindt observa que os preços nos mercados grossistas têm vindo a cair há algum tempo. É de esperar que estas reduções de preços também sejam sentidas pelos consumidores. Portanto, vale a pena comparar preços e mudar de fornecedor, se necessário. No entanto, é importante verificar cuidadosamente os novos fornecedores para não aceitar más condições. No geral, a indústria está caminhando para a normalidade, portanto, mudar de fornecedor pode valer a pena novamente.
Globalmente, o artigo mostra que, apesar do limite máximo do preço da energia, muitos consumidores ainda são confrontados com descontos demasiado elevados. Os consumidores devem, portanto, examinar criticamente os seus descontos e, se necessário, contactar o seu fornecedor para solicitar um recálculo. Os preços da electricidade e do gás estão a cair nos mercados grossistas, pelo que poderá valer a pena para os consumidores compararem as tarifas e, se necessário, mudarem de fornecedor.
Fonte: De acordo com um relatório de www.tagesschau.de
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de