Especialista financeiro alerta para aumento das pressões sobre os preços apesar da inflação mais fraca
De acordo com um relatório de www.focus.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam que a energia se tornará novamente significativamente mais cara para muitas famílias no próximo ano. Isto deve-se principalmente ao aumento das tarifas de rede e ao aumento dos preços do CO2, que os consumidores enfrentarão agora depois de os limites máximos dos preços da energia estatais expirarem no final do ano. De acordo com os defensores dos consumidores, o governo federal deve tomar medidas urgentes para manter a confiança das pessoas e iniciar uma transição energética urgentemente necessária. Prevê-se que este aumento significativo dos preços da energia e dos alimentos tenha um impacto importante nas famílias e no mercado como um todo. O aumento de preço previsto para uma casa modelo com consumo de gás de 20.000 quilowatts-hora...

Especialista financeiro alerta para aumento das pressões sobre os preços apesar da inflação mais fraca
De acordo com um relatório de www.focus.de,
Os centros de aconselhamento ao consumidor alertam que a energia se tornará novamente significativamente mais cara para muitas famílias no próximo ano. Isto deve-se principalmente ao aumento das tarifas de rede e ao aumento dos preços do CO2, que os consumidores enfrentarão agora depois de os limites máximos dos preços da energia estatais expirarem no final do ano. De acordo com os defensores dos consumidores, o governo federal deve tomar medidas urgentes para manter a confiança das pessoas e iniciar uma transição energética urgentemente necessária. Prevê-se que este aumento significativo dos preços da energia e dos alimentos tenha um impacto importante nas famílias e no mercado como um todo.
O aumento de preço previsto para uma casa modelo com um consumo de gás de 20.000 quilowatts-hora, de 110 euros este ano para 162 euros no próximo ano, significa um encargo adicional de 52 euros. Dada a elevada proporção do consumo privado na produção económica alemã, isto poderia levar a uma relutância no comportamento do consumidor, o que por sua vez poderia ter efeitos negativos na economia.
Além disso, o aumento dos preços dos alimentos é um problema que pesa sobre muitos consumidores. Se estes consumidores se depararem com preços cada vez mais elevados no supermercado, isso pode levar ao declínio do poder de compra e à mudança do comportamento de compra. Para amortecer esta evolução, o governo federal é chamado a tomar medidas para criar transparência de preços, reunir as partes interessadas para uma “cimeira de preços” e, acima de tudo, aliviar o fardo daqueles que já lutam para sobreviver com baixos rendimentos.
O inquérito online em questão mostra que 55 por cento dos inquiridos estão a ajustar o seu comportamento de compra devido aos elevados custos de vida, enquanto apenas 25 por cento são capazes de cobrir o aumento dos custos com os seus rendimentos. Isto realça a gravidade da situação e a necessidade de medidas que proporcionem alívio aos consumidores.
Leia o artigo fonte em www.focus.de