Especialistas financeiros alertam para descontos excessivos na eletricidade e no gás antes da entrada em vigor do freio no preço da energia
De acordo com um relatório de www.merkur.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam contra descontos excessivos dos fornecedores de eletricidade e gás antes que o freio no preço da energia entre em vigor. De acordo com a associação federal VZBV, alguns fornecedores estão tentando lucrar pouco antes de o freio no preço da energia entrar em vigor e exigindo descontos completamente excessivos. Os freios nos preços da energia deverão entrar em vigor em 1º de março e também serão aplicados retroativamente a janeiro e fevereiro. Os consumidores devem ser automaticamente aliviados através de pagamentos antecipados ou faturas mais baixas. Esta abordagem por parte dos fornecedores de electricidade e de gás poderá gerar insatisfação entre os consumidores. Em particular, os consumidores que deveriam beneficiar do limite máximo do preço da energia poderiam ser financeiramente onerados por descontos excessivos. Se provedores individuais…
Especialistas financeiros alertam para descontos excessivos na eletricidade e no gás antes da entrada em vigor do freio no preço da energia
De acordo com um relatório de www.merkur.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam para os descontos excessivos dos fornecedores de electricidade e de gás antes da entrada em vigor da redução dos preços da energia. De acordo com a associação federal VZBV, alguns fornecedores estão tentando lucrar pouco antes de o freio no preço da energia entrar em vigor e exigindo descontos completamente excessivos. Os freios nos preços da energia deverão entrar em vigor em 1º de março e também serão aplicados retroativamente a janeiro e fevereiro. Os consumidores devem ser automaticamente aliviados através de pagamentos antecipados ou faturas mais baixas.
Esta abordagem por parte dos fornecedores de electricidade e de gás poderá gerar insatisfação entre os consumidores. Em particular, os consumidores que deveriam beneficiar do limite máximo do preço da energia poderiam ser financeiramente onerados por descontos excessivos. Se os fornecedores individuais exigirem descontos excessivos em grande escala, isso poderá, em última análise, levar a uma perda de confiança nas empresas fornecedoras de energia. Os consumidores poderão ser forçados a mudar de fornecedor ou a recorrer cada vez mais a fontes de energia alternativas.
O impacto desta abordagem também poderá ter impacto no mercado. Os fornecedores que cobram descontos excessivos podem perder clientes e, portanto, sofrer perdas nas vendas. Poderia também levar a um aumento da pressão dos reguladores para pôr fim a tais práticas e reforçar a protecção do consumidor.
Globalmente, é importante que os centros de aconselhamento ao consumidor incentivem os consumidores a denunciar tais incidentes, a fim de descobrir possíveis queixas e proteger os consumidores. A transparência e a equidade no mercado da energia devem ser garantidas, a fim de manter a confiança dos consumidores e garantir um abastecimento energético justo.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de