Especialistas financeiros alertam: quase metade dos alemães temem que a sua situação como consumidores piore.
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, quase metade da população na Alemanha teme uma deterioração da sua situação como consumidores. De acordo com um inquérito encomendado pela Associação Federal das Organizações de Consumidores (vzbv), 48 por cento dos adultos assumem que a sua situação como consumidores irá piorar nos próximos dez anos. O inquérito também mostra que 38 por cento dos inquiridos vêem a maior necessidade de acção no fornecimento de energia, seguidos por 23 por cento que vêem a maior necessidade de acção na provisão de pensões. Estes resultados podem ter vários efeitos no mercado e nos consumidores na Alemanha. A preocupação generalizada com a deterioração da situação do consumidor pode...

Especialistas financeiros alertam: quase metade dos alemães temem que a sua situação como consumidores piore.
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, quase metade da população na Alemanha teme uma deterioração da sua situação como consumidores. De acordo com um inquérito encomendado pela Associação Federal das Organizações de Consumidores (vzbv), 48 por cento dos adultos assumem que a sua situação como consumidores irá piorar nos próximos dez anos. O inquérito também mostra que 38 por cento dos inquiridos vêem a maior necessidade de acção no fornecimento de energia, seguidos por 23 por cento que vêem a maior necessidade de acção na provisão de pensões.
Estes resultados podem ter vários efeitos no mercado e nos consumidores na Alemanha. A preocupação generalizada com a deterioração da situação do consumidor pode levar a um comportamento mais cauteloso do consumidor. Isto poderá levar a um declínio nas vendas em alguns setores da economia, particularmente em áreas fortemente dependentes do consumo, como a eletrónica ou os eletrodomésticos.
Os tópicos identificados com maior necessidade de acção, nomeadamente o fornecimento de energia e a provisão de pensões, também poderão resultar em reacções políticas e regulamentações. Isto poderá levar a mudanças no panorama energético e nas áreas de prestação de pensões privadas, o que, por sua vez, poderá ter impacto nas empresas e nos consumidores.
Resta saber como a política e as empresas reagirão a estes resultados. No entanto, a percepção do público e as expectativas dos consumidores desempenham um papel crucial no desenvolvimento futuro, razão pela qual os resultados deste inquérito são um indicador importante de possíveis desenvolvimentos futuros no mercado de consumo na Alemanha.
Leia o artigo original em www.tagesspiegel.de