Críticas falsas em lojas online: Defesa do consumidor alerta sobre inteligência artificial
De acordo com um relatório do www.express.de, a inteligência artificial alerta contra avaliações falsas em lojas online. A Agência de Proteção ao Consumidor dos EUA (FTC) já está alertando sobre o uso fraudulento de IA generativa para criar perfis falsos e avaliações de clientes falsas. Este aviso foi confirmado por Michaela Schröder da Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv). A falsificação de avaliações pela inteligência artificial é um problema sério porque é difícil distingui-las das avaliações escritas por pessoas reais. Embora muitos operadores de plataforma usem software para procurar padrões de linguagem incomuns em avaliações de clientes que indiquem falsificação, esse reconhecimento de padrão pode não funcionar com ChatGPT e outros programas de IA. …

Críticas falsas em lojas online: Defesa do consumidor alerta sobre inteligência artificial
De acordo com um relatório de www.express.de, alerta contra avaliações falsas em lojas online que utilizam inteligência artificial. A Agência de Proteção ao Consumidor dos EUA (FTC) já está alertando sobre o uso fraudulento de IA generativa para criar perfis falsos e avaliações de clientes falsas. Este aviso foi confirmado por Michaela Schröder da Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv).
A falsificação de avaliações pela inteligência artificial é um problema sério porque é difícil distingui-las das avaliações escritas por pessoas reais. Embora muitos operadores de plataforma usem software para procurar padrões de linguagem incomuns em avaliações de clientes que indiquem falsificação, esse reconhecimento de padrão pode não funcionar com ChatGPT e outros programas de IA.
Embora a lei de IA da União Europeia exija a rotulagem de conteúdos produzidos com IA, presume-se que é pouco provável que os fraudadores adiram a isto. Por conseguinte, as obrigações de informação para com os consumidores oferecem apenas uma protecção limitada.
Essas avaliações falsas podem ter um impacto significativo no mercado e nos consumidores. A confiança do cliente pode ser perdida, as empresas podem ser prejudicadas por práticas fraudulentas e a escolha do consumidor pode ser influenciada por avaliações positivas falsas. Portanto, é importante que os consumidores tratem as avaliações online de forma consciente e crítica e não confiem apenas nelas. Os operadores de plataformas devem verificar o seu software de análise quanto a possíveis vulnerabilidades e estratégias de evasão utilizadas pelos fraudadores, a fim de garantir a confiança e a honestidade nas análises online.
Leia o artigo fonte em www.express.de